Separados pelo Holocausto se reencontram 76 anos depois

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Separados pelo Holocausto se reencontram 76 anos depois
Simon Gronowski e Alice Gerstel Weit - Foto: AP Photo/Reed Saxon|

Dois idosos, que escaparam quando crianças do Holocausto – das câmeras de gás de Auschwitz, na Alemanha de Hittler – se reencontraram 76 anos depois e não seguraram a emoção.

Alice Gerstel e seu amigo, o “pequeno Simon” escaparam do “trem da morte” de formas diferentes.

A família dela conseguiu fugir para os EUA. Já Simon Gronowski foi empurrado do trem pela mãe, quando estavam a caminho dos campo de concentração nazista, em 1941.

O encontro dos sobreviventes da barbárie foi na semana passada.

Ela e seu amigo apertaram as mãos no Museu do Holocausto de Los Angeles, enquanto contavam suas histórias.

“Você não sabia que eu pulei do trem?”, Perguntou Gronowski, hoje com 86 anos.

“Não. Eu não sabia de nada “, respondeu sua amiga, agora com 89 anos.

Neste domingo, os dois voltaram ao museu para contar aos visitantes como o Holocausto destruiu duas famílias que se tornaram amigas depois de um encontro casual em um resort de praia belga em 1939.

O reencontro

Gerstel e sua família judia se esconderam na casa dos Gronowskis por quase duas semanas antes que seu pai dissesse à França que chegara a um acordo com um contrabandista que tiraria em segurança seus irmãos e sua mãe da Bélgica ocupada pelos nazistas.

Os Gronowskis, também judeus, decidiram ficar.

Eles se esconderam por 18 meses até os nazistas baterem à porta da família e colocar Simon, sua irmã e sua mãe em um trem da morte para Auschwitz.

“Eu pensei que toda a família tivesse sido assassinada. Eu não fazia ideia ”, disse Gerstel.

“Eu não o reconheci. Eu não enxergo o pequeno Simon”, falou Gerstel Weit sobre o homem agora careca, de barba branca, que estava sentado ao lado dela rindo.

“Mas ele está aqui. O pequeno Simon está aqui”, ela acrescentou, enquanto sua voz falhava, colocando a mão sobre o coração de Gronowski.

Houve muitos abraços, beijos e choro quando os dois velhos amigos seguraram as mãos com força, compartilhando memórias de um passado longínquo.

Foi um passado que começou ternamente antes de virar um pesadelo, depois que os nazistas invadiram a Bélgica em 1940 e começaram a cercar os judeus.

Foto: AP Photo/Reed Saxon

Foto: AP Photo/Reed Saxon

História

O pai de Gerstel Weit, um negociante de diamantes com uma esposa e quatro filhos, decidiu fugir em 1941.

Ele transformou seus diamantes em dinheiro, comprou nove vistos que levaram sua família e a do irmão à França ocupada pelos nazistas e à cidade marroquina de Casablanca, controlada pelos franceses. Lá eles embarcaram em um navio com destino a Cuba.

O pai de Gronowski acreditava ingenuamente que ele e sua família estariam seguros se escondendo em Bruxelas.

“Meu pai não estava muito consciente da tensão. Meu pai não era político. Ele era um poeta. Ele escrevia em seis línguas – disse Gronowski, parando para enxugar as lágrimas.

“E como muitas das famílias que ele lembra em Bruxelas”, continuou ele em inglês com sotaque holandês, “ele não acreditava que na Europa do século 20, dessa civilização, ele não conseguia acreditar que a Alemanha pudesse cair na barbárie”.

Quando os nazistas chegaram, o pai de Gronowski estava em um hospital. Sua esposa mentiu rapidamente, dizendo que ele estava morto e poupando-o de Auschwitz.

Foi em um trem para o campo da morte, algumas semanas depois, que ela salvou seu filho, empurrando-o para a porta do vagão em que eles estavam e dizendo-lhe para pular.

Após a guerra, ele se reuniu com seu pai e visitou o apartamento onde ele cresceu. Ele alugou as outras unidades e usou o dinheiro para pagar a faculdade de direito. Hoje ele é um advogado praticante em Bruxelas.

A família de Gerstel Weit imigrou para os Estados Unidos, onde se casou, teve dois filhos e acabou se estabelecendo em Los Angeles e uma carreira no setor imobiliário.

A procura

Imediatamente após a guerra, Gerstel tentou localizar seus amigos.

Gronowski escreveu ao irmão mais velho de Gerstel Weit, Zoltan, dizendo que sua irmã e sua mãe haviam morrido em Auschwitz e que seu pai havia falecido. Por alguma razão, Zoltan nunca disse a sua família que o “pequeno Simon” sobreviveu.

Ela soube que ele estava vivo há seis meses quando o sobrinho procurou seu nome de solteira on-line, buscando mais histórias familiares.

Ele se deparou com o livro de memórias de Gronowski de 2002, “A Criança do 20º Trem”, no qual sua família é mencionada com destaque.

Sua irmã de 18 anos, Ita, tinha sido a namorada de Zoltan Gerstel na Bélgica, e ele havia declarado seu amor por ela repetidamente em cartas de guerra, incluindo algumas que ela nunca viveu para ver.

Por um tempo, Leon Gronowski, o pai da família, manteve a esperança de que sua esposa e filha de alguma forma sobrevivessem e ele as encontraria.

“Mas quando recebemos informações sobre os campos de concentração, a câmara de gás, as montanhas de cadáveres, meu pai compreendeu que sua esposa e sua filha não voltariam. E ele morreu de … – a voz embargou.

– Do coração partido? – perguntou Gerstel Weit.

– “De coração partido”, respondeu ele.

Com informações do Estadão