1ª brasileira vai defender pessoas com deficiência na ONU

O Brasil terá, pela primeira vez, um representante no Comitê da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD).
A eleita foi a deputada federal Mara Gabrilli (PSDB-SP). A eleição foi nesta terça, 12, em Nova York, Estados Unidos.
Mara vai ocupar uma vaga de perito do comitê. Ela concorreu com 21 candidatos e conseguiu 103 votos entre representantes de 175 países.
A deputada afirmou à Agência Brasil que a eleição fortalece as políticas públicas para pessoas com deficiência no Brasil.
Planos
Segundo Mara, o empenho será também para buscar reduzir os preços dos produtos chamados de tecnologias assistidas – sistemas que ajudam os deficientes, como telas para pessoas que não enxergam.
“Tenho vários planos, entre eles trabalhar para desonerar tecnologias assistidas, como os leitores de telas para cegos. Isso pode ser possível firmando acordos bilaterais e assim facilitar para que as mais pessoas tenham acesso porque essas tecnologias são caras no mundo todo”, afirmou.
História
Mara Gabrilli perdeu os movimentos da cintura para baixo, há mais de 20 anos, em um acidente automobilístico. Desde então, atua em favor das pesaos com deficiência.
Ela cumprirá mandato no período de 2019 a 2022 para ser exercido na Conferência dos Estados-Partes da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
Ao todo, são nove peritos eleitos que monitoram a implementação da Convenção da ONU e formulam recomendações gerais para as pessoas com deficiência. As reuniões ocorrem duas vezes por ano em Genebra, na Suíça.
Nota
Em nota, o Ministério das Relações Exteriores elogiou a eleição de Mara Gabrilli.
“A eleição da candidata brasileira reflete o compromisso do país com o tema, demonstrado pelos esforços e avanços das políticas nacionais para a promoção dos direitos das pessoas com deficiência.”
Com informações da AgênciaBrasil

Dinâmica ensina alunos a enxergarem o lado bom dos colegas na sala de aula; vídeo
Honestidade: donos de trailer devolvem Pix de R$ 2 mil que cliente pagou por engano
Jornalista acolhe menina que perdeu a mãe há 2 meses e emociona o Brasil durante link na TV; vídeo
Influenciador compra todos os donuts de mãe com bebê no colo e arrecada R$ 300 mil para realizar sonho
Paciente idoso de 93 anos emociona fisioterapeuta com presente inesperado: vídeo
Veja quem é o autor dos Aliens Hilários que fazem piadas e divertem nas redes; vídeo
Passa bem o bebê Noah, dado como morto no hospital: mãe diz que está “em êxtase”; vídeo
Bombeiro é flagrado dando oxigênio para salvar pombo após incêndio e vídeo viraliza
População de baleias-jubarte cresce 27 vezes no Brasil após proibição de caça comercial
Menina de 2 anos doa medula e salva irmã mais velha com doença rara
Sabrina Sato vai apresentar reality sobre adoção de cães resgatados: “Dog House Brasil”, veja
Aluno dos bombeiros surpreende bisavó de 98 anos com homenagem linda em vida; vídeo