Voluntários fazem cirurgias de lábio leporino no CE: Operação Sorriso

O projeto Operação Sorriso fechou uma parceria de R$ 521 mil e volta ao Ceará este mês, agora para fazer 40 cirurgias gratuitas de lábio leporino, ou fissura labiopalatina (FLP).
O processo começa na semana que vem. No dia 9 será feita a triagem na Unidade Básica de Saúde Pirajá (em Juazeiro do Norte). As cirurgias vão de 11 a 14 de outubro.
Para participar basta levar documentos de identificação do paciente e do responsável, caso seja menor de idade.
Haverá hospedagem, alimentação e transporte gratuitos para pacientes e mais um familiar que morem fora do município.
As cirurgias serão feitas com os voluntários da ONG no Hospital São Raimundo (no Crato).
O projeto
A Operação Sorriso é a maior organização médica voluntária do mundo.
Reúne profissionais de 60 países para ajudar exclusivamente pessoas nascidas com deformidades faciais, especialmente lábio leporino e fenda palatina.
Em 35 anos de trabalho, já transformou a vida de mais de 270 mil crianças pelo mundo.
No Brasil, as ações tiveram início em 1997 e já foram realizados mais de 100 mil exames e avaliações especializadas e 5,4 mil cirurgias em doze estados brasileiros, tudo de forma gratuita à população.
No Ceará (Fortaleza e Barbalha), a Operação Sorriso já atendeu mais de 4.400 pacientes, realizou mais de 39 mil consultas médicas e operou 2.150 pessoas, tudo de forma gratuita.
Anualmente, nascem 190 portadores de fissura labiopalatina (FLP), conhecido popularmente como lábio leporino, no Estado do Ceará.
Entre 2007 e 2009, a USP fez uma pesquisa, publicada no American Journal of Medical Genetics, que revelou que na cidade de Cariri (CE) a fissura não ocorre de maneira aleatória, mas sim de acordo com o histórico genético dos indivíduos.
“A taxa de recorrência da fissura labiopalatina em uma mesma família, indicativo da influência de fatores genéticos, é maior na região do Cariri do que em outras cidades brasileiras pesquisadas. Essa informação foi determinante enquanto estudávamos o melhor local para realizar a missão”, explica Fernanda Carbonari, coordenadora de programas da Operação Sorriso.
O projeto está alinhado à Portaria 371, de 7 de maio de 2014 do Ministério da Saúde, que institui diretrizes para a organização da atenção integral e humanizada ao recém-nascido (CE) no Sistema Único de Saúde (SUS).
Parceria
As cirurgias vão acontecer graças a uma parceria feita com a CPFL Renováveis, por intermédio do Programa Raízes, principal iniciativa de Investimento Social Privado da geradora de energia.
O investimento foi de R$ 521.685,07 no Projeto Operação Sorriso, com foco na macrorregião de saúde de Cariri, composta por 44 municípios.
“Neste caso específico, além de beneficiar fisicamente essas pessoas que necessitam de intervenção cirúrgica, a missão vem proporcionar o resgate da autoestima, da vida em sociedade e portanto, a inclusão social “, explica Christiana Costa, gerente de Sustentabilidade Corporativa, Responsabilidade Social e Relações Governamentais da CPFL Renováveis.
O projeto mobiliza uma rede de voluntários médicos e não médicos, capacita profissionais de saúde nas habilidades necessárias para tratamento o de alta qualidade e realiza parcerias com as Prefeituras, Postos de Saúde, Hospitais, laboratórios, Secretarias Municipais e Estadual do Ceará, diz Christiana.
“Além de aumentar a conscientização sobre o tema, o investimento suporta o abastecimento de suprimentos específicos utilizados nos programas cirúrgicos e oferece cirurgias reconstrutivas gratuitas, incluindo o tratamento multidisciplinar integrado.”
Serviço
Programa Humanitário de Juazeiro do Norte e Crato (CE)
Seleção de Pacientes
9 de outubro de 2018 – a partir das 8 horas
Local: Unidade Básica de Saúde Pirajá
R. Terezinha Félix de Souza, 160 – Pirajá, Juazeiro do Norte (CE)
Cirurgias:
11 a 14 de outubro de 2018
Local: Hospital São Raimundo
Av. Teodorico Teles, 99 – Centro, Crato (CE)
Informações: (88) 99253-0243
Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa – com informações da Operação Sorriso

Hospitais impedem trocas de bebês coletando digitais das crianças na maternidade
Comer arroz com feijão reduz risco de doenças, confirma novo estudo
Cometa Lemmon poderá ser visto neste fim de semana; próximo, só daqui a mil anos
Alunos, pais e professores limpam pichações na cidade e dão exemplo; vídeo
Comerciante dá bike nova para menino simples; lembrou da infância pobre
Alok paga escola particular dos filhos dos funcionários e explica motivo
Colírio que corrige visão de perto começará a ser vendido este ano; aprovado nos EUA
Tartarugas marinhas verdes venceram; não estão mais ameaçadas de extinção
Garota de 13 anos com QI de Einstein entra na faculdade de Medicina