Confirmado: Minhocão vai virar grande parque suspenso em SP

O polêmico Minhocão, que liga a Avenida Radial Leste-Oeste (no Centro) à Avenida Francisco Matarazzo (Zona Oeste) em São Paulo, vai virar um grande parque.
O anúncio da criação do primeiro trecho do Parque Minhocão, no Elevado Presidente João Goulart, foi feito na semana passada pela Prefeitura da cidade.
A ação será dividida em três etapas, com implantação de obras de acessibilidade, segurança e criação do parque linear. O custo estimado é de R$ 38 milhões, e será bancado com recursos municipais.
Na primeira etapa, prevista para os meses de fevereiro e agosto deste ano, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e SP Urbanismo pretende ajustar questões estruturais, entre elas, a iluminação (pontos de conexão), o projeto viário e o transporte público.
A previsão é que a primeira etapa, com a instalação dos acessos, seja entregue até dezembro de 2019.
A segunda etapa, já com as obras para instalação do Parque, será iniciada no segundo semestre deste ano, com previsão de término até dezembro de 2020.
História
A criação do Parque Minhocão é discutida desde a gestão do ex-prefeito Fernando Haddad (PT), que sancionou a criação da lei do parque em março de 2016.
O Plano Diretor, aprovado em 2014 pela gestão do petista – que determina como a cidade deverá crescer nos próximos anos – previa a desativação do Minhocão.
Em fevereiro de 2018, a Lei que cria o Parque Municipal do Minhocão foi promulgada pelo então prefeito João Doria e publicada no Diário Oficial.
A implantação do primeiro trecho do Parque Minhocão (900 metros) foi definida em razão de sua favorável conexão com outros espaços públicos de lazer – Praça Roosevelt, Parque Augusta, Largo do Arouche e Praça Marechal Deodoro.
O elevado passa por uma rede de locais públicos icônicos, como as bibliotecas Mário de Andrade e Monteiro Lobato, o Estádio do Pacaembu, o Memorial da América Latina e a Santa Casa de Misericórdia, além das estações Marechal Deodoro e Santa Cecília do Metrô.
Com a mudança, o trânsito será desviado para ruas e avenidas próximas.
Desde a criação da lei do parque, o destino da via gera polêmicas. Há quem defenda a demolição total do viaduto, e quem defenda o fechamento total para o uso recreativo.
Com informações do SãoPauloSão, G1 e PMSP
Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Brasil lança guia para livrar galinhas de confinamento na indústria hoteleira e de alimentos
Alerta de relógio inteligente salva brasileiro de infarto fulminante
Nícolas Prattes diz que filme “Minha Vida com Shurastey” vai “aquecer o coração”
Pai faz parto da própria filha em casa no DF; não deu tempo
Vizinha ouve gritos e salva menina que estava sendo abusada em casa no PR
Imagine Dragons em Brasília; Dan Reynolds, que sofre de depressão, pede que ninguém desista de si mesmo
Apoio de Gisele Bündchen fará escola infantil abandonada reabrir no RS
Calendário 2026 dos Bombeiros de Lisboa vai ajudar crianças com câncer; vídeo
Técnica inovadora salva vida de jovem com 85% do corpo queimado em MG
Começa Feirão Limpa Nome: 99% de desconto para renegociar dívidas em 70 vezes
5 brasileiros estão ranking dos 100 líderes climáticos mais influentes do mundo, da Time
Brasil terá cirurgia robótica para câncer de próstata no SUS; veja quando começa