Confirmado: Minhocão vai virar grande parque suspenso em SP

O polêmico Minhocão, que liga a Avenida Radial Leste-Oeste (no Centro) à Avenida Francisco Matarazzo (Zona Oeste) em São Paulo, vai virar um grande parque.
O anúncio da criação do primeiro trecho do Parque Minhocão, no Elevado Presidente João Goulart, foi feito na semana passada pela Prefeitura da cidade.
A ação será dividida em três etapas, com implantação de obras de acessibilidade, segurança e criação do parque linear. O custo estimado é de R$ 38 milhões, e será bancado com recursos municipais.
Na primeira etapa, prevista para os meses de fevereiro e agosto deste ano, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e SP Urbanismo pretende ajustar questões estruturais, entre elas, a iluminação (pontos de conexão), o projeto viário e o transporte público.
A previsão é que a primeira etapa, com a instalação dos acessos, seja entregue até dezembro de 2019.
A segunda etapa, já com as obras para instalação do Parque, será iniciada no segundo semestre deste ano, com previsão de término até dezembro de 2020.
História
A criação do Parque Minhocão é discutida desde a gestão do ex-prefeito Fernando Haddad (PT), que sancionou a criação da lei do parque em março de 2016.
O Plano Diretor, aprovado em 2014 pela gestão do petista – que determina como a cidade deverá crescer nos próximos anos – previa a desativação do Minhocão.
Em fevereiro de 2018, a Lei que cria o Parque Municipal do Minhocão foi promulgada pelo então prefeito João Doria e publicada no Diário Oficial.
A implantação do primeiro trecho do Parque Minhocão (900 metros) foi definida em razão de sua favorável conexão com outros espaços públicos de lazer – Praça Roosevelt, Parque Augusta, Largo do Arouche e Praça Marechal Deodoro.
O elevado passa por uma rede de locais públicos icônicos, como as bibliotecas Mário de Andrade e Monteiro Lobato, o Estádio do Pacaembu, o Memorial da América Latina e a Santa Casa de Misericórdia, além das estações Marechal Deodoro e Santa Cecília do Metrô.
Com a mudança, o trânsito será desviado para ruas e avenidas próximas.
Desde a criação da lei do parque, o destino da via gera polêmicas. Há quem defenda a demolição total do viaduto, e quem defenda o fechamento total para o uso recreativo.
Com informações do SãoPauloSão, G1 e PMSP
Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Economista troca carro de luxo por Fiat Uno 1994: não paga IPVA e economiza R$ 20 mil por ano; vídeo
Pitbull enfrenta onça dentro de casa e salva família com 3 crianças em SP
Estudo da Dra. Tatiana da polilaminina sai em revista científica internacional: 75% tiveram melhora
Professora reconhece bebês só pelo cheirinho e acerta o nome de cada um vendada; vídeo fofo
Periquito carente não deixa o tutor estudar e apela para receber atenção; vídeo
Brasileira de 12 anos ganha medalha em olimpíada de Matemática nos EUA: cantou Joelma; vídeo
STJ condena ministro por assédio de mulheres e aplica perda do cargo pela primeira vez
A$AP Rocky comemora que Rihanna ganha mais que ele e revela novidade; vídeo
Filme Michael volta aos cinemas no aniversário do Rei do Pop; ingressos já estão à venda
Cavalo que ficou cego volta a competir e vence de novo: “Braille equino”; vídeo
Menino generoso faz amigos cortarem o bolo junto com ele na festa de 10 anos; vídeo
Brasileiro Gui Santos vai ganhar mais do que o astro LeBron James na NBA; veja o motivo