Irlanda oferece bolsa de estudos para brasileiros com tudo pago

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Irlanda oferece bolsa de estudos para brasileiros com tudo pago
University College Dublin Foto: Divulgação|

Uma bolsa exclusiva para brasileiros, com tudo pago, permite ao estudante cursar mestrado em Literatura e Cultura Irlandesa, na capital da Irlanda.

A Escola de Inglês, Teatro e Filme da University College Dublin (UCD) está recebendo inscrições para a Maria Helena Kopschitz Scholarship.

 

O bolsista selecionado terá todos os custos pagos por um ano do curso, de setembro de 2019 a agosto de 2020.

Isso inclui também um total de 17 mil euros, pouco mais de 72 mil reais,  para que o aluno se acomode e custeie sua vida em Dublin.

Além disso, o bolsista pode dispor de um auxílio de 2 mil euros para despesas com passagens e deslocamento.

Como

Para se candidatar à bolsa de mestrado exclusiva para brasileiros, é necessário enviar os documentos citados (CV, personal statement, histórico acadêmico, comprovação de proficiência em inglês e artigo acadêmico recente, bem como dois contatos de professores que escreverão as cartas de recomendação) para Margaret.O.Kelleher@ucd.ie

As inscrições vão até 30 de abril de 2019.

Mais detalhes sobre a exigência do UCD para a comprovação de proficiência em inglês podem ser vistos neste link.

neste link tem mais informações sobre o programa de mestrado.

História

Maria Helena Kopschitz foi uma brasileira pioneira nos estudos irlandeses.

Nascida em 1930, ela se formou em Letras Anglo-Germânicas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (que então se chamava Universidade do Brasil) em 1956.

Em 1975, defendeu sua tese de doutorado na Universidade Federal Fluminense, e em 1985 foi bolsista de pós-doutorado na Queen’s University em Belfast.

Ela traduziu poemas, peças e textos em prosa de autores irlandeses de renome, incluindo a peça de prosa lírica Ping, de Samuel Beckett, e trabalhou com frequência ao lado do poeta concretista Haroldo de Campos.

Também foi responsável por traduzir autores brasileiros para o inglês, e foi vice-presidente da ABEI (Associação Brasileira de Estudos Irlandeses).

Ela morreu em 2008 e, desde 2014, o UCD, em parceria com sua família, oferecem a bolsa para estudantes brasileiros que queiram fazer o mestrado por lá.

Com informações da Exame

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube