Gentileza de segurança de shopping com autista emociona e viraliza

Tem segurança gentil? Claro que sim! E Guilherme da Rocha Reghini é prova disso. Ele trabalha em um shopping de Curitiba, no Paraná e ajudou um rapaz autista, chamado Henrique.
Ele anda sempre acompanhado de seu cachorro Freud, um spitz alemão anão que o ajuda a se socializar e a quebrar as barreiras do transtorno. A mãe de Henrique, acostumada a enfrentar o preconceito em vários estabelecimentos, conta que se surpreendeu ao ver a receptividade oferecida pelo segurança.
Mais do que permitir que o rapraz fosse junto com seu cão-assistente até a praça de alimentação, Guilherme os acompanhou até lá. Emocionada com a gentileza e compreensão do segurança, a mãe de Henrique, Rita de Cássia Armstrong, fez um desabafo emocionada no Facebook e o vídeo viralizou. Já tem mais de 5 milhões de acessos. (vídeo abaixo)
“Ele teve a humildade de dizer que não sabia o que era um cão-assistente. Perguntou se era a mesma coisa que um cão-guia, não exigiu nenhum laudo e nos indicou um ponto de menor movimento na praça de alimentação para que o meu filho ficasse mais confortável”, relembra Rita.
“Isso foi de um carinho e uma receptividade que ficamos sem palavras”.
“Da mesma forma que acontece com cães-guias, pessoas com transtorno do espectro autista têm o direito de andar com seus cães-assistentes, uma vez que eles ajudam no processo de terapia.
Segundo a professora, no caso de Henrique e Freud, o animal chegou a ser “receitado” pelo psiquiatra do jovem. “Foi com o Freud que ele começou a sair sozinho na rua”, diz.
Viralizou
Rita diz que ficou tão impressionada com o gesto do segurança, que decidiu gravar um vídeo e compartilhar o episódio com outras pessoas em seu perfil no Facebook.
A postagem emocionada logo se espalhou e viralizou.
“Viralizou porque eu dei esperança para muita gente. Todo mundo já passou por pelo menos um caso de desrespeito e discriminação”, desabafa a mãe. “Meu filho só consegue ir para lugares se levar o cachorro com ele — e ele tem esse direito. E essa situação no shopping elevou sua autoestima”.
Homenagem
O Shopping Curitiba usou seu perfil nas redes sociais para homenagear o segurança Guilherme da Rocha Reghini e contar um pouco de sua história.
Segundo a publicação, Rocha soube como agir com Rita e Henrique porque sua mãe é professora e já deu aula para crianças autistas. Assim, sabendo das necessidades do jovem, ele encaminhou a família para um lugar mais calmo na praça de alimentação.
“Não fiz nada demais. Apenas tratei os clientes da forma que eu gostaria de ser tratado” , disse Rocha ao jornal Tribuna do Paraná.
O segurança diz que ficou surpreso com a repercussão do vídeo e com o reconhecimento que veio em seguida. “Fui parabenizado pelos colegas e pela chefia. Até dei entrevista para a TV”, disse.
Agora, a homenagem que o segurança recebeu do shopping:
Com informações da TribunaDoParaná e GazetaDoPovo
Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Hospitais impedem trocas de bebês coletando digitais das crianças na maternidade
Alunos, pais e professores limpam pichações na cidade e dão exemplo; vídeo
Comerciante dá bike nova para menino simples; lembrou da infância pobre
Alok paga escola particular dos filhos dos funcionários e explica motivo
Cão yorkshire abandonado é resgatado, ganha corte de cabelo e fica lindo
Mãe de aluna vê ônibus escolar em chamas e salva 22 crianças; coragem
Colírio que corrige visão de perto começará a ser vendido este ano; aprovado nos EUA
Tartarugas marinhas verdes venceram; não estão mais ameaçadas de extinção
Garota de 13 anos com QI de Einstein entra na faculdade de Medicina
Comer arroz com feijão reduz risco de doenças, confirma novo estudo
Cometa Lemmon poderá ser visto neste fim de semana; próximo, só daqui a mil anos