Alemanha oferece bolsas de estudo para brasileiros

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Alemanha oferece bolsas de estudo para brasileiros
Foto: reprodução

Estão abertas as inscrições para a bolsa Chanceler Alemã para Futuros Líderes do Brasil.

A bolsa, que é focada no Brasil, China, Rússia, Índia e Estados Unidos é destinada a jovens interessados em fazer pesquisas sobre questões mundiais com uma instituição-anfitriã da Alemanha.

De acordo com o Doutor Damian Grasmück, responsável pelo Departamento de Seleção da Fundação Alexander von Humboldt, o programa pretende fortalecer os laços entre os países e aceita profissionais com projetos em diversas áreas, como política, administração pública, mídia, economia ou cultura.

“Não temos uma restrição por área de estudo, estamos abertos para jovens profissionais com um ponto em comum: o potencial e experiência de liderança”, explica Grasmück em entrevista para a Exame.

Requisitos

  • Para se candidatar, é necessário ter
  • formação superior completa
  • fluência em inglês ou em alemão e
  • uma carta de recomendação de um mentor para a pesquisa

Um dos requisitos que Grasmück recomenda aos interessados é que coloquem como prioridade a procura por um mentor da pesquisa.

Na maioria dos casos, essa figura pode ser um professor ou pesquisador, mas ele também pode ser um ativista, ou um profissional de destaque na sua área escolhida.

Inscrições

A iniciativa é da Fundação Alexander von Humboldt (AvH), edição 2019/2020, e aceita candidaturas até o dia 15 de setembro.

As inscrições podem ser feitas pelo site da fundação.

A duração do programa é de um ano, com ajuda mensal entre 2.150 euros e 2.750 euros (cerca de R$ 12 mil) e cursos adicionais de alemão.

No final, os bolsistas terão a chance de apresentarem seus projetos pessoalmente à chanceler alemã Angela Merkel.

“Não é sempre certo o que pode ser um potencial de liderança ou não. E nós temos um entendimento amplo sobre isso, porque não procuramos apenas aquele que foi o ‘chefe’ da equipe. Um líder pode ser um jornalista, por exemplo, alguém que influencia a opinião pública e que queira mudar a sociedade. É realmente uma definição ampla”, explica ele.

Com informações da Exame

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube