Estudante de escola pública do sertão da PB ganha bolsa em cinco universidades dos EUA

Ela vai longe! Com determinação, talento e muito esforço, a estudante Radymilla Camilo, de 20 anos, natural de Belém do Brejo do Cruz (PB), emocionou o Brasil ao conquistar bolsa de estudo em cinco universidades dos EUA— sendo uma delas integral. A jovem, que estudou em escola pública e se formou no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), agora se prepara para embarcar rumo à Georgia Tech, onde vai cursar Ciência da Computação e Design Industrial.
Filha do sertão, Radymilla trilhou um caminho desafiador, que incluiu anos de preparação, estudo autônomo de inglês e diversas tentativas frustradas até finalmente conquistar o sonho de estudar no exterior. A aprovação veio com uma carta que começava com a palavra “Congratulations!”, e o que parecia impossível se tornou realidade.
Com o coração cheio de gratidão e planos ambiciosos, ela já sabe o que quer: criar uma startup voltada para tornar a tecnologia e o design mais acessíveis para jovens como ela.Maravilhosa!
Raízes no sertão
Radymilla cresceu em Belém do Brejo do Cruz, uma pequena cidade do Sertão paraibano, e estudou no IFPB – Campus Catolé do Rocha, onde fez o curso técnico integrado em Edificações. Foi lá que teve o primeiro contato com robótica e desenvolvimento web, áreas que a encantaram e ajudaram a moldar sua vocação profissional.
“Foi no IFPB que eu comecei a enxergar a tecnologia como carreira. Sempre tive curiosidade, mas ali tudo começou a fazer sentido”, contou emocionada.
Além das aulas, ela participou de projetos de extensão e pesquisa, que fortaleceram ainda mais sua vontade de inovar e gerar impacto social com a tecnologia.
Leia mais notícia boa:
- Estudantes criam cadeirinha inteligente para evitar morte de crianças esquecidas em carros no verão
- Estudante brasileiro cria teclado ergonômico para pessoas com tendinite, como ele
- Estudante de veterinária leva bichinhos no ônibus e rotina faz sucesso nas redes. Assista
Aprovação internacional
A trajetória até as bolsas exigiu disciplina, resiliência e muita coragem. Ainda no ensino médio, Radymilla começou a estudar inglês por conta própria, assistindo a vídeos, lendo artigos e praticando com o que tinha à disposição. Também mergulhou em pesquisas sobre oportunidades acadêmicas no exterior.
Mais tarde, ela entrou em programas de mentoria gratuitos que auxiliam estudantes brasileiros a aplicar para universidades no exterior. Lá aprendeu a montar sua candidatura, escrever cartas de motivação e se preparar para entrevistas e provas padronizadas.
Mas nem tudo foram flores. No primeiro ano de candidatura, Radymilla recebeu várias rejeições. “Isso teve um grande impacto emocional. Sonhei com algumas universidades que me negaram, e foi difícil lidar”, relembra em entrevista ao G1.
Futuro promissor
Todo o esforço valeu a pena. Em 2024, Radymilla foi aprovada com bolsas parciais na Drexel University e na Stetson University. Em 2025, foi aceita na University of North Carolina at Chapel Hill, na University of Wisconsin-Madison e, com uma bolsa integral que cobre todas as despesas, na Georgia Institute of Technology (Georgia Tech) — onde vai estudar a partir de agosto.
Ela também ficou na lista de espera de instituições renomadas como a Washington University in St. Louis, University of Notre Dame, Wellesley College e Wake Forest University.
Agora, além de se preparar para a viagem, a jovem já sonha com os próximos passos: “Quero criar uma startup voltada para o ensino acessível de tecnologia e design. Quero que outros jovens do sertão e de escolas públicas vejam que também é possível.”

Tunico fez 1 ano: o cachorro magrinho que vivia na rua, foi adotado, engordou e está lindo; vídeo
Ouça o áudio de Bethânia para Caetano sobre a indicação deles para o Grammy; vídeo
Quando montar a árvore de Natal em 2025? O dia tá chegando; veja a data
Jovem que ficou paraplégico após cirurgia no coração acorda do coma e volta a andar
COP 30: veja os países que já doaram ao Fundo para Financiar Florestas Tropicais
Aberto concurso da Caixa com salário de R$ 15 mil; veja como se inscrever
Linkin Park no Brasil; veja setlist, horários e o que esperar dos shows
Cachorrinhos resgatados de casa imunda ganham vida nova e serão cães farejadores da polícia
Prefeito eleito de Nova York, Zohran Mamdani, põe mulheres na transição e exalta imigrantes como ele
Príncipe William tira fotos nos mesmos lugares que Lady Di, no Rio, e reacende saudade