Veterinária que ajudou em Brumadinho oferece castração social em ônibus

Lembra da veterinária que ajudou com remédios e doações para animais atingidos pela tragédia de Brumadinho, mostrada no início do ano aqui no SoNoticiaBoa?
A veterinária Kátia Chubaci decidiu ir para as ruas de Florianópolis e montou uma verdadeira clínica volante num ônibus que percorre as comunidades mais carentes, pra oferecer a castração social.
A ideia é diminuir a reprodução para trazer benefícios para os próprios animais.
O Castrabus atendeu a muitas famílias em vários bairros e agora pretende chegar a toda a cidade.
Segundo a veterinária, que trabalha há 21 anos com este procedimento, o trabalho das ONGs que resgatam animais está dando resultados porque as pessoas estão mais conscientes dos benefícios da castração.
No Brasil, são cerca de 100 milhões de cães e gatos abandonados e não há lares para todos os que nascem.
Benefícios
A castração é uma garantia de que o animal não irá mais reproduzir e gerar filhotes, além de trazer benefícios para eles.
Nas fêmeas, reduz em 90% a incidência de câncer de mama, de ovários e útero, entre outros.
Nos machos, previne o câncer de próstata e de testículo, reduz os hormônios masculinos, tornando-os menos propensos a brigas por território e disputa pelas fêmeas.
Também ajuda a reduzir fugas e deixa a urina com menos odor.
A prática resulta ainda no controle de zoonoses, como raiva, leishmaniose, escabioses (sarna), verminoses e leptospirose. “Compreendendo isso estamos protegendo não só os animais, como nossa própria saúde”.
Com informações da NSC
Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Cavalo que ficou cego volta a competir e vence de novo: “Braille equino”; vídeo
Menino generoso faz amigos cortarem o bolo junto com ele na festa de 10 anos; vídeo
Após AVC, idosa de 97 anos dá looping em avião, bate recorde e ajuda hospital que a salvou
Patrão doa empresa aos funcionários que a salvaram da falência: gratidão
Sinal de socorro com a mão salva mulher vítima de violência doméstica no Paraná
Coletores de lixo encontram bilhete premiado de 1 milhão de euros da loteria e devolvem à dona
Bebê Noah reaparece em vídeo após alta da UTI e emociona quem acompanhou o “milagre”, assista
Filho surpreende pai caminhoneiro com presente do Dia dos Pais e faz os dois chorarem; vídeo
Dona Lurdinha dá show de molejo aos 83 anos no baile em Campinas e conquista milhões; vídeo
Phil Collins venceu o alcoolismo após quase morrer e afirma: quer voltar aos palcos aos 75 anos
Ney Matogrosso parabeniza Jesuíta Barbosa, eleito Melhor Ator por “Homem Com H” no Prêmio Grande Otelo; vídeo