Nova geladeira solidária mata fome e sede de necessitados na PB

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Nova geladeira solidária mata fome e sede de necessitados na PB
Geladeira Solidária de Varadouro - Fotos: divulgação|

Moradores de Varadouro, em João Pessoa, na Paraíba, se uniram e montaram uma geladeira solidária de  encher os olhos e a barriga…

As imagens mostram que a geladeira é realmente farta. Tem diversos tipos de alimentos menos perecíveis, com data de fabricação e de validade.

Entre eles, a população necessitada da região pode pegar de graça iogurte, água, sucos engarrafados, frutas como bananas, maçã, laranja, melancia fatiada…

A organização estima que pelo menos 40 pessoas passam por dia pelo local para se alimentar.

A ideia

A ideia nasceu porque “vários grupos de trabalho levam alimentos, normalmente à noite, para pessoas em situação de rua, mas praticamente nenhum tinha a proposta de levar alimentos, ou deixá-los à disposição durante o dia”, disse o coordenador do grupo, Pedro Henrique Galvão, em entrevista ao SóNotíciaBoa.

O projeto Geladeira solidária do Varadouro, inaugurado em agosto, começou em junho, depois que o grupo recebeu a doação da geladeira de uma amiga, chamada Analice Arruda.

Para organizar o trabalho, eles se informaram com coordenadores de outras geladeiras solidárias, de João Pessoa (a primeira do estado), Joinville, Salvador, Bahia e viram reportagens sobre outras geladeiras no Brasil e no mundo.

“Criamos uma escala de voluntários, de 4 semanas. Cada voluntário escolhe, de acordo com sua disponibilidade, um dia na semana e a frequência, para visitar a geladeira, gerenciada por um grupo de Whatsapp”, explicou Pedro Henrique.

Ajuda

Hoje o projeto conta uma equipe de cerca de 20 voluntários e doadores fixos, mas quer mais.

“Precisamos de mais pessoas para ajudar. O abastecimento diário da geladeira representa um custo de R$70,00, totalizando R$1.800,00 por mês (aproximadamente 26 dias úteis no mês, de segunda a sábado)”, calculou.

Fotos: divulgação

Fotos: divulgação

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube