TST tem presidente mulher pela 1ª vez em 72 anos

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para TST tem presidente mulher pela 1ª vez em 72 anos
Cristina Pedruzzi

Pela primeira vez na história uma mulher é presidente do TST, Tribunal Superior do Trabalho, a última instância das causas trabalhistas.

A ministra Cristina Peduzzi, tomou posse nesta quarta-feira, 19 e fez muita gente questionar o motivo de nunca antes uma figura feminina ter ocupado o posto mais alto da corte.

Bacharel em Direito e mestre em direito constitucional pela Universidade de Brasília (UnB), ela atuou como advogada nos tribunais superiores de 1975 até tomar posse no TST.

Foi procuradora da República (1984), procuradora do Trabalho (1992) e professora universitária de graduação e de pós-graduação na UnB e em outras instituições de ensino superior.

Também foi vice-presidente do TST e do CSJT no biênio 2011-2013 e conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de 2013 a 2015.

Entre 2016 e 2018, Cristina Peduzzi diretora da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat).

 

Vice-presidência

Na vice-presidência do tribunal, tomou posse o ministro Vieira de Mello Filho.

O ministro Aloysio Corrêa da Veiga foi empossado como corregedor-geral da Justiça do Trabalho.

A Corte conta com 27 ministros.

Despedida

Em seu discurso de despedida, o ministro João Batista Brito Pereira, agora ex-presidente do TST, desejou a Peduzzi uma “administração exitosa”.

“Desejo que, ao concluir seu mandato, Vossa Excelência entregue ao seu sucessor um tribunal melhor do que está recebendo hoje”, concluiu o ministro.

Compareceram à posse de Cristina Peduzzi o presidente da República, Jair Bolsonaro,; o vice-presidente, Hamilton Mourão; o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli; o procurador-geral da República, Augusto Aras; o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia; o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro; o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha; e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz.

Com informações do Metrópoles

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no: