13 notícias boas sobre o coronavírus no Brasil

Foto: Michal Jarmoluk / Pixabay|Foto: JanVasek/Pixabay
Foto: Michal Jarmoluk / Pixabay|Foto: JanVasek/Pixabay

Depois que divulgamos as 10 notícias boas do mundo sobre o coronavírus, leitores perguntaram nas redes sociais se o Brasil não tinha notícia boa. Fizemos então um levantamento das últimas matérias postadas e em vez de 10, encontramos 13 notícias boas do Brasil, em tempos de pandemia e quarentena. E que venham mais!!!

Veja abaixo a 13 notícias boas do Brasil sobre coronavírus:

  1. Mais duas pacientes se curam do coronavírus em Pernambuco – Subiu para três o número de pacientes curados da covid-19 no Recife. O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual (SES-PE), confirmou, neste sábado, que mais duas pacientes se curaram. São uma adolescente de 16 anos – diagnosticada com a doença após retornar de uma viagem aos Estados Unidos – e uma mulher de 30 anos, sem histórico de viagem para fora do Brasil. As duas estavam em isolamento domiciliar.
  2. Hospitais brasileiros vão testar droga contra malária para tratar coronavírus – Enquanto o mundo corre atrás de uma vacina, o Hospital Albert Einstein e a Prevent Senior anunciaram que vão testar o uso do medicamento hidroxicloroquina – variante da cloroquina, usada no tratamento da malária – para tratar pacientes com o novo coronavírus. O Hospital Sírio Libanês informou que também foi convidado pelo governo federal para participar do estudo e que prepara um protocolo de pesquisa para testes sobre a eficácia do medicamento.
  3. Coronavírus: cientistas brasileiros estão desenvolvendo vacina – Os cientistas são Laboratório de Imunologia do Instituto do Coração – Incor – da Faculdade de Medicina da USP, Universidade de São Paulo. A plataforma que será utilizada pelos pesquisadores do Incor é fundamentada no uso de partículas semelhantes a vírus (VLPs, na sigla em inglês de virus like particles). As VLPs são estruturas multiproteicas que possuem características semelhantes às de um vírus e, por isso, são facilmente reconhecidas pelas células do sistema imune. Porém, não têm material genético do vírus, o que impossibilita a replicação. Por isso, são seguras para o desenvolvimento de vacinas.
  4. Brasil tem a 1º cura do coronavírus. Paciente é de São Paulo – Um paciente que teve coronavírus em São Paulo está curado da doença. Foi a primeira cura registrada no país. A notícia boa foi confirmada na sexta, 13, durante uma entrevista coletiva dada pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual da Saúde. De acordo com o infectologista David Uip, o homem, de 61 anos, diagnosticado no dia 25 de fevereiro, pelo Hospital Albert Einstein, não apresenta mais o vírus. A constatação foi realizada pelo laboratório da unidade privada de saúde.
  5. Ambev vai produzir álcool em gel e doar pra hospitais públicos do país – A maior cervejaria do mundo anunciou que vai produzir álcool em gel e doar para hospitais públicos do país, contra o avanço do coronavírus. A produção vai toda para hospitais públicos nos municípios de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, onde se concentram a maioria dos casos da doença até o momento. No total serão oferecidas 5 mil unidades do produto, com 70% de álcool, em cada hospital público. O álcool virá do processo cervejeiro, além do retirado na produção de Brahma 0.0.
  6. Burger King vai doar parte da receita para o SUS: coronavírus – A rede de fast food Burger King Brasil anunciou que vai ajudar no combate ao coronavírus doando parte da receita dos sanduíches para o SUS, Sistema Único de Saúde. A expectativa é que a doação chegue a pelo menos 1 milhão de reais com toda a arrecadação líquida conseguida com a venda dos lanches, até o final do mês de março. A empresa informa que a melhor forma de direcionar esses recursos será discutida com as autoridades brasileiras.
  7. Pão de Açúcar abre horário exclusivo para atender idosos: coronavírus – A rede de supermercados Pão de Açúcar abriu um horário de atendimento exclusivo para idosos, a partir desta quarta, 18, em virtude da pandemia do coronavírus. As lojas da rede em todo o Brasil vão atender pessoas acima de 60 anos, todos os dias, das 6 às 7 horas da manhã, para realizarem suas compras de forma prioritária e exclusiva. O anúncio foi feito na página da rede na internet.
  8. Bancos prorrogam dívidas de clientes por 60 dias: coronavírus –  A Febraban, Federação Brasileira de Bancos vai prorrogar, por 60 dias, os vencimentos de dívidas de pessoas físicas e das micro e pequenas empresas. A medida é para amenizar os efeitos negativos da pandemia causada pelo novo coronavírus. Em nota, a instituição afirma que “os cinco maiores bancos associados… estão abertos e comprometidos a atender pedidos de prorrogação, por 60 dias, dos vencimentos de dívidas de Clientes Pessoas Físicas e Micro e Pequenas empresas…”.
  9. 13º de aposentados será antecipado para prevenir coronavírus – O Ministério da Economia anunciou um pacote de medidas para minimizar os impactos da pandemia do novo coronavírus. A principal é que vai antecipar para abril o pagamento 50% do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS.  A parcela geralmente é paga em julho. Para isso serão desembolsados R$ 23 bilhões. O ministério anunciou outras ações que o governo vai adotar para ajudar “a parcela da população mais vulnerável à pandemia”.
  10. Vizinha se oferece para fazer compras pra idosos em Brasília: coronavírus – A exemplo do que aconteceu em Portugal, um recado simples e solidário apareceu em um prédio de Brasília pra ajudar idosos, durante a pandemia de coronavírus. O recado fixado na porta de um edifício da Asa Norte, no Plano Piloto, diz: “Se você tem + 60 anos, posso ir ao mercado p/ vc, sem problemas ou custo. Só me avisar antes p/ eu me programar. Ass. Fernanda, Apt 631.” A gentileza viralizou e se repetiu em várias regiões do Brasil.
  11. Web mostra idosos que precisam de ajuda e onde tem serviços gratuitos – Já é possível saber pela internet se na vizinhança tem idosos que precisam de ajuda para ir à farmácia, padaria, ou ao supermercado, por causa da quarenta do coronavírus. Em vez de espalhar bilhetes em prédios e condomínios, agora dá pra saber pelo celular quem precisa de uma gentileza e também quem quer ser voluntário. O APP Tem Açúcar – criado há 5 anos para vizinhos trocarem objetos entre si e economizarem dinheiro – está virando também uma ferramenta de ajuda a pessoas do chamado grupo de risco, de tantas ofertas que tem recebido ultimamente.
  12. Operadoras de TV à cabo abrem sinal por quarentena do coronavírus –  Operadoras de TV à cabo anunciaram que abriram o sinal para entreter o brasileiro durante a quarentena provocada pelo coronavírus. A Claro/Net, a Sky e a Oi TV saíram na frente. “Estou com a HBO aberta”, comemorou Roberta Corsi, moradora de Campinas, em São Paulo, em entrevista ao SóNotíciaBoa.
  13. 20 coisas legais pra fazer em casa durante quarentena do coronavírus –  Tem muita coisa legal pra fazer em casa durante a quarentena imposta pelo coronavírus, além de assistir noticiário, séries na TV, comer pipoca e ficar nas redes sociais. Pode ser uma rara oportunidade para fugir da ansiedade e da tensão e por sua vida em dia. Listamos 20 dicas do que fazer nesses tempos de confinamento em casa.

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no: