Moradores levam kit de higienização a pessoas que vivem na rua: coronavírus

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Moradores levam kit de higienização a pessoas que vivem na rua: coronavírus
Ação em São Paulo - Foto: Christoffer Lima|

Moradores de São Paulo tiveram uma iniciativa simples, mas cheia compaixão, para permitir que pessoas em situação de rua também consigam higienizar as mãos e se proteger da pandemia do coronavírus.

“A ideia é simples, [colocar] uma garrafa de água e uma embalagem de sabão líquido… em local de fácil acesso pelas ruas. Nós passamos a pedir doação dos moradores para espalhar esses kits pelo bairro“, contou ao SóNotíciaBoa Alexandra Swerts Leandro, jornalista e ativadora de redes na Lapa.

A distribuição é feita nos pontos de maior concentração de pessoas necessitadas. Eles penduram as embalagens com água e sabão e deixam à disposição “para oferecer aos moradores de rua, a possibilidade de manter as mãos limpas, sempre que quiserem”.

E a equipe da UBS faz a distribuição, mas isso não impede que cada um faça por sí, ou copie a ideia em outras partes do país.

A iniciativa

O trabalho é feito por profissionais da UBS, que fazem parte do Consultório Na Rua e do PAVS – Programa Ambientes Verdes e Saudáveis do  Parque da Lapa, responsáveis pela ideia.

“Na região há cerca de 500 pessoas em condição de rua, a terceira maior população de rua da cidade de São Paulo”, disse.

Ela disse que a ideia já mobiliza moradores do bairro, localizado entre os rios Pinheiros e Tietê, e cresceu nos últimos dias, com a ameaça da pandemia.

A campanha ganha força também pelas redes sociais e pelos grupos de whatsApp do bairro Parque da Lapa, na região Oeste de São Paulo.

Doações

As doações podem ser feitas no Mercadão das Flores, Rua Hayden, 105.

“Acho que é uma solução de alto impacto humano, mas de muita simplicidade. Às vezes, as grandes soluções estão nas coisas simples. Entendo que este seja um passo de muito carinho e muito humano“, encerra a ativista.

Detalhes na página do ObservatórioLeopoldina no Facebook.

A preparação dos kits - Foto: Christoffer Lima

A preparação dos kits – Foto: Christoffer Lima

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no: