Fundador do Twitter doa quase 1/3 da fortuna pra combater coronavírus

O cofundador e CEO do Twitter, Jack Dorsey, doou parte de sua participação na rede social para recuperação econômica e social, durante e após a pandemia de coronavírus.
A doação representa 28% de toda a fortuna dele. O anúncio foi feito pelo Twitter, onde Dorsey divulgou os valores: 1 bilhão de dólares – quase R$ 5,2 bilhões – para a luta contra o novo coronavírus.
“Por quê agora? Porque as necessidades são urgentes e porque quero ver resultados em vida”, escreveu o programador de 43 anos no Twitter. “Espero que isto inspire outros a fazer algo do gênero. A vida é demasiado curta, por isso vamos fazer o que podemos para ajudar as pessoas agora”, continuou.
A quantia vem da Start Small Foundation, criada pelo próprio empresário e que conta com a orientação da Silicon Valley Community Foundation.
Transparência
No Twitter, Dorsey disponibilizou um documento onde detalha toda as aplicações deste novo fundo.
“Por quê a transparência? É importante mostrar o que estou fazendo para outros se inspirarem. Já descobri e financiei muitas organizações com impacto comprovado, sobretudo de forma anônima. No futuro, todas as doações serão públicas. Aceitam-se sugestões. Abram já a aplicação do seu grupo”, escreveu.
Educação
Quando o surto de coronavírus estiver controlado, o fundo terá dois alvos prioritários: a saúde e a educação infantil feminina e o rendimento básico incondicional (RBI).
“Acredito que estes pontos representam as melhores soluções a longo prazo para os problemas existenciais que o mundo enfrenta. “O RBI é uma ótima ideia que precisa de ser testada. A saúde e a educação de meninas é algo difícil de equilibrar”, continuou.
De acordo com o documento partilhado, do total de 1 bilhão de dólares do fundo, já saíram 100 mil dólares, mais de 520 mil reais.
Outras doações
A primeira doação concreta aconteceu no dia 2 de abril e teve como destino a America’s Food Fund, iniciativa lançada por Leonardo DiCaprio em colaboração com a Apple e com Oprah Winfrey, entre outras entidades.
A fatia de ações postas para este fundo representa 28% da fortuna do empresário, avaliada em 3,3 mil milhões de dólares, cerca de 3.054 milhões de euros, quase 20 milhões de reais.
Quanto à Square, empresa de pagamentos móveis e e-commerce criada em 2009, e da qual também é CEO e cofundador, o seu valor ronda os 6 milhões de dólares, pouco mais de 31,3 milhões de reais.
“O impacto que deste dinheiro vai beneficiar ambas as empresas [Square e Twitter] a longo prazo porque vai ajudar as pessoas as quais queremos servir”, concluiu.
Veja o post:
I’m moving $1B of my Square equity (~28% of my wealth) to #startsmall LLC to fund global COVID-19 relief. After we disarm this pandemic, the focus will shift to girl’s health and education, and UBI. It will operate transparently, all flows tracked here: https://t.co/hVkUczDQmz
— jack (@jack) April 7, 2020
Com informações Observador Portugal
Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no:

Flagrante: pai salva dois filhos que se afogavam na piscina de casa; vídeo
Moradores ajudam a salvar mulher que caiu com carro no rio em SC; vídeo
Jovem médico se emociona com presente simples que recebeu de paciente idosa; gratidão
PM resgata cachorrinha que viveu 15 anos presa em situação de maus-tratos
Herói: paramédico de folga salva menina de incêndio em casa
Bombeiros salvam mulher que teve parada cardíaca após atropelamento no DF
Veneno de escorpião poderá ser usado para combater câncer de mama; estudo brasileiro
Brasil zera transmissão do HIV de mãe para filho; menor índice de mortes por Aids em 30 anos
Tocar e ouvir música pode reduzir demência em 35%, em idosos, revela estudo
Mariah Carey passa Taylor Swift e lidera ranking de streaming com sucesso de Natal