EUA aprovam teste de saliva pra diagnosticar covid mais rápido em casa

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para EUA aprovam teste de saliva pra diagnosticar covid mais rápido em casa
Foto: reprodução Daily Mail

O FDA, Food and Drug Administration – a agência reguladora de alimentos e remédio dos EUA – aprovou oficialmente o primeiro teste de saliva para o coronavírus.

A agência autorizou o teste para uso emergencial, para que os norte-americanos possam coletar suas próprias amostras em casa. 

Pesquisadores da Universidade Rutgers receberam a autorização para o primeiro teste de saliva no mês passado.

Em parceria a empresa Vault Health, o produto já começou a ser vendido para pacientes, com receita médica, para coletar sua própria de saliva em casa, sob a supervisão de um profissional de saúde em telemedicina. 

A Vault tem 10.000 testes disponíveis e diz que seus laboratórios têm capacidade para executar essa quantidade diariamente. 

Um porta-voz disse ao DailyMail que a empresa está trabalhando para expandir sua capacidade de laboratório, para que possa produzir até 50.000 testes por dia. 

Permitir que as pessoas colham suas próprias amostras em casa pode ajudar a minimizar exposição potencial ao vírus, bem como a exposição dos profissionais de saúde a ele. 

Além disso, a coleta de amostras de saliva é muito mais fácil do que os testes realizados anteriormente, feitos de muito longe e com a coleta incômoda introduzindo uma espécie de cotonete na narina, em direção ao fundo da garganta. 

Com informações do Daily Mail