6 motivos para ler notícias positivas: estudos

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para 6 motivos para ler notícias positivas: estudos
Foto: Pixabay

Vários estudos comprovam que ler notícias boas, positivas, faz bem, nutre nossa saúde mental e física, principalmente em tempos de pandemia e isolamento social.

O site Inspire More selecionou seis motivos para você incluir notícia boa na rotina diária de leitura.

Veja os benefícios:

1- Previne ansiedade e Mau Humor

Pesquisadores da Universidade de Southampton descobriram num estudo com mais de 2.000 participantes que consumir notícias ruins pode causar ansiedade e um mau humor. 

Já notícias animadoras, motivaram os leitores e causaram impacto positivo.

2- Perspectiva e esperança

O pesquisador Nathaniel Lambert, da Universidade Brigham Young, descobriu que as pessoas que compartilham histórias de bem-estar com outras pessoas tendem a ser mais felizes. 

No estudo de quatro semanas , os participantes documentaram em diários experiências que fizeram com que se sentissem gratos e depois compartilharam com um parceiro duas vezes por semana. 

Fazer isso os tornou mais satisfeitos e animados com suas vidas.

3- Ajuda em situações difíceis

Estudando casais de membros do serviço em Oregon – EUA, a psicóloga social Sarah Arpin, da Universidade Gonzaga, descobriu que compartilhar boas notícias facilita a vida dos integrantes do serviço, que retornam ou ajudam durante desastres naturais. 

Aqueles que compartilharam experiências positivas com parceiros dormiram melhor e tiveram mais sucesso no local de trabalho.

“Este estudo [mostra] a importância de compartilhar com seu parceiro quando coisas boas acontecem, além de responder positivamente ao compartilhamento de boas notícias”, disse Sarah.

4- Faz bem ao coração

Segundo os pesquisadores, as notícias que inspiram otimismo podem melhorar a saúde do coração ! 

Laura Kubzansky, da Harvard TH Chan School of Public Health, descobriu em um estudo que pessoas otimistas tendem a ter estilos de vida mais saudáveis ​​e lidam melhor com o estresse, tornando-as menos propensas a morrer de doenças cardíacas ou sofrer um derrame.

5- Encoraja

Um outro estudo da Solutions Journalism Network descobriu que os participantes que leram uma história on-line com foco em soluções para a pobreza passaram mais tempo na página. 

O otimismo foi maior para aqueles expostos a artigos de soluções, em comparação com artigos de não soluções.

6- Melhora relacionamentos

O mesmo estudo mencionado acima descobriu que as respostas dos parceiros afetam diretamente o humor dos participantes. 

Aqueles que responderam entusiasticamente acabaram melhorando o humor de seus parceiros. Ouvir “experiências de gratidão” também fizeram com que se sentissem mais felizes! 

Essas interações positivas abrem a comunicação e criam confiança.

Com informações do Inspire More