Nasa e Space X levam astronautas ao espaço hoje: transmissão ao vivo

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Nasa e Space X levam astronautas ao espaço hoje: transmissão ao vivo
Foto: Space X

A Space X, do bilionário Elon Musk, quer fazer história nesta quarta, 27, ao levar os primeiros astronautas ao espaço após 9 anos, ou seja, o primeiro lançamento desde o último vôo da Nasa em 2011.

O lançamento do foguete Falcon 9 será às 17h33, horário de Brasília, no Centro Espacial Kennedy, – que fica na Flórida – e deve contar com a presença do presidente dos EUA, Donald Trump.

O destino dos astronautas será a Estação Espacial Internacional (ISS) e o lançamento poderá ser acompanhado pela internet.

Os astronautas que vão viajar para o espaço são Robert Behnken, de 49 anos, e Douglas Hurley, de 53. Douglas já esteve no comando de uma missão da Atlantis. 

Não haverá público na base por causa das medidas de distanciamento social, para impedir a disseminação do novo coronavírus.

O foguete SpaceX Falcon 9 deve decolar da barra de lançamento 39A – a mesma que os astronautas da Apollo usaram para chegar à Lua – com a cápsula espacial Crew Dragon em cima. 

Os astronautas da Nasa, Robert Behnken, 49, e Douglas Hurley, 53, ambos veteranos do vôo espacial, completaram o ensaio final da missão no último sábado.

O programa de tripulação comercial da agência espacial, destinado a desenvolver naves espaciais privadas para transportar astronautas americanos, começou no governo Barack Obama. 

O lançamento espacial faz parte dos planos da Nasa e dos Estados Unidos de levar o homem à Lua até 2024.

A SpaceX gastou mais de 3 bilhões de dólares em contratos de construção do foguete, desde 2011.

Coronavírus

O Bilionário Elon Musk chegou a ser criticado por desdenhar da gravidade da covid-19 no início da pandemia, mas foi chamado de ‘herói’ após importar equipamentos em tempo recorde.

Em março ele doou mais de 1,2 mil respiradores às autoridades de Los Angeles, nos Estados Unidos, para ajudar a atender ao aumento da demanda no país com a explosão de casos nos EUA.

Ele comunicou no Twitter que financiou a compra de 1.255 máquinas de respiração artificial da China e que providenciou a entrega rápida dos equipamentos ao sistema de saúde da cidade.

Na publicação, ele agradeceu à equipe da Tesla e às autoridades aduaneiras da China e dos EUA pela ajuda para que os aparelhos chegassem em tempo recorde.

Como assistir

Para assistir à transmissão de hoje, é preciso se inscrever no canal da NASA e clicar no sininho pra ser avisado do momento do lançamento (vídeo abaixo):

Youtube tumbnail video

Com informações The Guardian