Refugiado descobre no Brasil que poderá voltar a andar

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Refugiado descobre no Brasil que poderá voltar a andar
José Torres e a família - Foto: Refugio343

O refugiado José Torres descobriu duas coisas importantes quando chegou ao Brasil: o poder da solidariedade e que tem chances de voltar a andar.

Ele trabalhava em um garimpo na Venezuela e teve um acidente de trabalho: caiu em um buraco de mina, fraturou uma vértebra da coluna e não consegue mais andar.

O venezuelano veio para o Brasil em busca de tratamento, junto com a mulher, Ariany, que estava grávida na época.

Aqui ele descobriu que poderia recuperar o movimento das pernas, mas para isso precisaria urgentemente de fisioterapia e tratamento neurológico.

O Refúgio 343 conseguiu ajudá-lo! A organização, que atua na reinserção socioeconômica de famílias de refugiados venezuelanos no Brasil, levou José para a cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo.

Ele foi acolhido justamente pela fisioterapeuta Juliana Zochetti. E foi ela quem deu esperanças ao venezuelano.

Juliana disse que, com tratamento, ele tem chances sim de voltar a andar, apesar de ter fraturado a T4 (vértebra da coluna), mas que tudo vai depender da evolução do tratamento.

História

A família – incluindo o filho Jonathan, que nasceu em Boa Vista (RR) – chegou ao interior de São Paulo no último dia 29 de maio e já está instalada em uma casa, montada com a ajuda de voluntários.

Jose já está recebendo tratamento de saúde e a mulher, Ariany, agora busca por oportunidade de emprego.

A família de Jose é uma das 167 que o Refúgio 343 já “interiorizou”.

A organização atua na reinserção socioeconômica de famílias de refugiados venezuelanos no Brasil.

Com a ajuda de voluntários, a Refúgio 343 já garantiu lares em 71 cidades do país, com recomeços para 166 famílias, 55 delas durante os meses de abril e maio, durante a pandemia.

Em 20 de junho, justamente o Dia Mundial dos Refugiados, a entidade completa 1 ano da sua primeira família interiorizada.

Como ajudar

Pessoas da sociedade civil podem fazer parte desse trabalho humanitário e acolherem famílias em suas cidades, ou ainda se tornam sócias da organização.

Com doações a partir de R$ 1 por dia é possível ajudar a transformar a vida dessas pessoas.

Veja como ajudar no site do Regufio343 .

Ou acesse a página deles no Instagram .

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa