Vacina de Oxford será distribuída ainda este ano, confirma diretora

A vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford, que está sendo testada no Brasil, poderá ser distribuída à população ainda este ano.
A afirmação foi feita por Maria Augusta Bernardini, diretora-médica do grupo farmacêutico Astrazeneca, após o governo brasileiro ter dito o mesmo no fim de semana.
Ela participou de uma conversa transmitida ao vivo pela internet, com o embaixador do Reino Unido no Brasil, Vijay Rangarajan, nesta segunda, 29.
“Esperamos ter dados preliminares quanto a eficácia real já disponíveis em torno de outubro, novembro”, afirmou Maria Augusta Bernardini.
Segundo ela, apesar de os voluntários serem acompanhados por um ano, existe a possibilidade de distribuir a vacina à população antes desse período, ou seja, os prazos podem mudar de acordo com a evolução dos estudos.
“Vamos sim analisar, em conjunto com as entidades regulatórias mundiais, se podemos ter uma autorização de registro em caráter de exceção, um registro condicionado, para que a gente possa disponibilizar à população antes de ter uma finalização completa dos estudos”, acrescentou.
Brasil
O grupo anglo-sueco Astrazeneca participa das pesquisas da universidade inglesa em parceria com a Unifesp – Universidade Federal de São Paulo.
Segundo Maria Augusta, a Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – tem se mostrado disposta a colaborar.
O Brasil é o primeiro país fora do Reino Unido a iniciar testes com a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e um dos motivos que levaram à escolha foi o fato de a pandemia estar em ascensão no país.
“O Brasil é um grande foco de crescimento, de mortalidade, o que nos coloca como ambiente propício para demonstrar o potencial efeito de uma vacina. Para isso precisamos ter o vírus circulante na população e esse é o cenário que estamos vivendo”, disse Bernardini.
A diretora-médica da Astrazeneca destacou que a atuação de pesquisadores brasileiros em Oxford.
“Isso fortaleceu a imagem a reputação científica do Brasil, além de facilitar, trazer com agilidade o estudo em termos de execução”.
Com informações do R7

Anvisa libera cannabis medicinal para venda em farmácias de manipulação; veja as novas regras
Polilaminina: mais 2 pacientes voltam a se mexer após aplicação do tratamento brasileiro; vídeos
Produção de cannabis medicinal no Brasil: veja as regras propostas pela Anvisa
Pacientes de AVC recuperam a voz com tecnologia de IA
Médicos reimplantam orelha decepada de mulher; enxerto do órgão no pé
Vídeo do jovem tetraplégico, 5º a se mexer após tratamento com polilaminina, emociona as redes
Semana de Cinema com ingressos a R$ 10 será antes do Carnaval; veja os filmes
Delegado adota caramelo maltratado na mesma praia que o Orelha e vídeo emociona
Caramelo safadinho furta celular de turista na praia e sai correndo; vídeo
Abrigo para animais está vazio: todos foram adotados e tem fila de pretendentes na porta
Dólar derrete e fecha no menor valor em 2 anos; hora de comprar?
Gatinho desaparecido em viagem volta para casa 5 meses depois