Profissionais da saúde pública terão ajuda psicológica gratuita: Covid

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Profissionais da saúde pública terão ajuda psicológica gratuita: Covid
Foto: Unsplash / Jonathan Borba

O pessoal da linha de frente, que trabalha na rede pública de saúde e há 5 meses vem lutando diariamente contra a Covid-19, terá ajuda psicológica gratuita.

A parceria foi fechada entre o Instituto Horas da Vida e a farmacêutica Boehringer Ingelheim.

O projeto “Cuidar de Quem Cura” permite que empresas doem atendimento psicológico a esses profissionais de saúde que cumprem todo dia o juramento de salvar vidas e enfrentam sobrecarga física, emocional, medo de se contaminar, autoisolamento para não infectar amigos e familiares, aumento das situações de luto e incertezas ligadas ao amanhã.

Para conseguir atendimento gratuito, os profissionais de saúde precisam entrar no site, preencher um cadastro e agendar um atendimento psicológico.

Realidade

Estima-se que, no Brasil, 3,5 milhões de profissionais atuem no Sistema Único de Saúde (SUS).

Além do desgaste físico, esses profissionais precisam lidar com o esgotamento psicológico e suas complicações: depressão, ansiedade, insônia, síndrome de Burnout, estresse traumático, entre outros sintomas mentais que vêm atingindo de forma gradativa esses trabalhadores.

“Assim como parte da sociedade está se mobilizando para oferecer testes, equipamentos de proteção individual e outros insumos fundamentais para o trabalho deles, entendemos como decisiva também esta ação totalmente focada na saúde mental desses verdadeiros heróis”, explica Elisangela Tolosa, diretora de Desenvolvimento Institucional do Horas da Vida.

Seres humanos

É preciso lembrar que atrás dos jalecos e material de proteção existem pessoas e sentimentos.

“Entendemos que, além do profissional, ali está um ser humano, que está se desafiando em nome de um bem maior, que é a vida daqueles que são atendidos por ele”, diz Milene Rosenthal, psicóloga coidealizadora da iniciativa e cofundadora da Telavita, empresa de psicologia online que visa democratizar e transformar o acesso à saúde e bem-estar.

Apoio

São empresas parceiras que ajudam a viabilizar o projeto. Elas podem escolher o pacote de consultas que gostariam de oferecer.

A equipe do Horas da Vida – entidade sem fins lucrativos que desde 2013 ajuda pessoas em vulnerabilidade social a terem atendimento médico voluntário – é responsável pela comunicação com os profissionais beneficiados e com aqueles que farão o atendimento.

É ela quem vai repassar os recursos e gerenciar os indicadores de performance da iniciativa.

A farmacêutica Boehringer Ingelheim é a primeira empresa a apoiar o projeto, que vai possibilitar 1.500 atendimentos gratuitamente aos profissionais de saúde interessados, independentemente de seu local de atuação.

“Nossa responsabilidade corporativa, como indústria de saúde, vai além do fornecimento de medicamentos – temos o compromisso de contribuir para o bem-estar das pessoas…com foco em promover saúde, reduzir o contágio e suportar os mais afetados pela pandemia, entre eles, os profissionais de saúde”, diz o presidente da Boehringer Ingelheim no Brasil, Marc Hasson.

Veja outros detalhes no site da campanha: www.horasdavida.org.br

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa