Aeronave movida a hidrogênio faz primeiro vôo comercial

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Aeronave movida a hidrogênio faz primeiro vôo comercial
Foto: Divulgação

O primeiro vôo comercial de avião movido a hidrogênio decolou com emissão zero de carbono, ou seja, sem poluentes.

A ZeroAvia realizou um marco na história da aviação e a aeronave é financiada parcialmente pelo governo do Reino Unido.

O vôo foi na última quinta-feira, 24, e no teste, que durou 20 minutos, um pequeno avião de seis lugares decolou de um campo de aviação, em Bedfordshire, Inglaterra e cruzou alguns condados da região sul do país.

Agora, a companhia afirma que pretende oferecer esses voos de curta duração, para o público em geral, em até três anos, e que a tecnologia necessária para realizar voos de longa duração em massa já está pronta, o que deve acontecer até o final desta década.

O que falta, no momento, é a infraestrutura de suporte.

“Eventualmente, e sem qualquer nova ciência fundamental necessária, as aeronaves movidas a hidrogênio irão se equiparar às distâncias de vôo e à carga útil das atuais aeronaves movidas a combustíveis fósseis”, disse a empresa em um comunicado.

Este marco importante no caminho para o voo comercial com emissão zero é parte do projeto HyFlyer, um programa de pesquisa apoiado pelo governo do Reino Unido e segue o primeiro voo elétrico a bateria em escala comercial do Reino Unido, conduzido na mesma aeronave em junho.

“É difícil colocar em palavras o que isso significa para nossa equipe, mas também para todos os interessados ​​em voos com emissão zero”, disse o CEO Val Miftakhov.

Emissão zero

“Embora algumas aeronaves experimentais tenham voado usando células de combustível de hidrogênio como fonte de energia, o tamanho desta aeronave disponível comercialmente mostra que os passageiros poderão embarcar em um voo com emissão zero muito em breve.”

O Ministro de Negócios e Indústria, Nadhim Zahawi, disse:

“O desenvolvimento de aeronaves que criem menos poluição ajudará o Reino Unido a fazer avanços significativos para atingir emissões líquidas de carbono zero até 2050. Isso mostra que as tecnologias para limpar as viagens aéreas estão agora ao nosso alcance – com enorme potencial para reconstruir melhor e impulsionar um crescimento econômico limpo.”

Veja:

http://https://youtu.be/4iwkTbgU5iA

Com informações do GNN