Liberada importação de 6 milhões de doses de vacina contra covid

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Liberada importação de 6 milhões de doses de vacina contra covid
Foto: Reuters

A Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou nesta sexta-feira, 23, a importação de 6 milhões de doses da CoronaVac, vacina produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

A licença, por enquanto, é apenas para importação do imunizante.

A distribuição das doses, ainda sem registro, depende de autorização da própria Anvisa.

O pedido de importação em caráter excepcional foi feito pelo Instituto Butantan.

A CoronaVac está atualmente na terceira fase de testes.

Produção

A Sinovac, farmacêutica chinesa responsável pela vacina, ainda não obteve o registro para aplicação do imunizante, que não pode ser utilizado na população.

No total, o governo paulista fechou contrato com a chinesa Sinovac para a aquisição das 46 milhões de doses da CoronaVac.

Essas primeiras 6 milhões virão prontas da China, e as outras 40 milhões serão envasadas e rotuladas no Instituto Butantan a partir de material que será importado.

Eficácia

Para comprovar a eficácia da vacina, é preciso que pelo menos 61 participantes do estudo, que tomaram placebo, sejam contaminados pelo vírus.

A partir dessa amostragem, é feita então uma comparação com o total dos que receberam a vacina e, eventualmente, também tiveram diagnóstico positivo da covid-19.

Se o imunizante atingir os índices necessários de eficácia e segurança, será submetido a uma avaliação da Anvisa para registro e só então a vacina estaria liberada para aplicação na população.

Com informações da Agência Brasil