Alunos de PE criam repelente com canela e hortelã contra Aedes aegypti

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Alunos de PE criam repelente com canela e hortelã contra Aedes aegypti
Estudantes e o repelente - Foto: reprodução / Samsung News

Cinco alunos de Pernambuco, desenvolveram aromatizante à base de canela e hortelã que combate o mosquito Aedes aegypti com mais eficácia do que repelentes industrializados.

Eles são do 1º ano do Ensino Médio de uma escola de Ipojuca, na região metropolitana do Recife.

O projeto deles é finalista do Prêmio Respostas para o Amanhã, iniciativa global da Samsung que desafia alunos e professores da rede pública de ensino de todo o país a desenvolverem soluções para problemas locais com experimentação científica e/ou tecnológica por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

A ideia

A ideia nasceu após um grande aumento do número de casos de dengue, zika e chikungunya em Pernambuco, em 2019, doenças transmitidas pelo mosquito.

O grupo de iniciação cientifica da Escola de Referência em Ensino Médio de Ipojuca buscou uma maneira de barrar o desenvolvimento do mosquito em todos os seus estágios utilizando apenas substâncias orgânicas.

“Estudamos plantas medicinais da região que demonstrassem eficiência suficiente para não ser necessário o acréscimo de produtos químicos e tóxicos que poderiam comprometer o meio ambiente e a saúde humana. Conseguimos resultados muito promissores com a combinação dos óleos essenciais das plantas hortelã-pimenta e canela, eliminando larvas e mosquitos em 30 minutos, enquanto inseticidas industriais levam horas”, contou Carlos José de Souza Júnior, professor de Matemática do 1º ano do Ensino Médio da Escola de Referência em Ensino Médio de Ipojuca.

“Não encontramos registro científico desse resultado, é algo inovador a ser estudado pela comunidade científica”, complementou.

Para a descoberta, foram necessárias adaptações para que fossem respeitadas as orientações de distanciamento social.

Cada um dos cinco estudantes do projeto recebeu em casa um kit de laboratório reciclado, confeccionado com material de papelão, isopor e madeira MDF.

Para captar os óleos essenciais das plantas, também foi desenvolvido um destilador de araste a vapor sustentável para cada um dos participantes do projeto, utilizando tubos PVC 40, madeira e chapas de alumínio reaproveitada, garrafas PET, mangueiras de nível, motor DC 9V de impressora ou aparelhos de DVD, conectores e pilhas.

“O nosso maior desafio foi levar o ensino para a casa do aluno, mantendo nosso foco em sustentabilidade. Assim, também desenvolvemos uma utilização mais segura do biorrepelente, que não pode ser colocado na pele humana, devido ao risco de reações alérgicas. Nossa solução foi utilizá-lo em um aromatizador de ambiente capaz de repelir os mosquitos”, explicou o professor.

“Criamos um difusor elétrico sustentável, utilizando carregadores de celulares em desuso com uma tensão a partir de 5V e de 1,5A, latinhas de alumínio de refrigerantes ou desodorante aerossol, fio de níquel cromado para a resistência e estanho para soldagem e algodão”, contou Carlos José de Souza Júnior.

“Com a proposta de combate ao Aedes aegypti utilizando produtos de fácil acesso em todas as etapas, o projeto vindo de Ipojuca atende importantes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) indicados pela Organização das Nações Unidas e que são incentivados pelo Prêmio Respostas para o Amanhã, promovendo educação de qualidade, oportunidade de aprendizagem, soluções sustentáveis e incentivo a uma vida saudável”, afirmou Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.

“Em um ano marcado pela adoção do ensino remoto, professores e estudantes se reinventaram e apresentaram uma série de projetos relevantes que conversam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para atender às demandas locais. É mais uma mostra de como o Prêmio Respostas para o Amanhã beneficia a educação pública brasileira, fortalecendo a aprendizagem por projetos, aprofundando os olhares críticos e científicos e proporcionando o desenvolvimento de ações inovadoras nas escolas”, disse Anna Helena Altenfelder, Diretora Executiva e Presidente do Conselho de Administração do CENPEC Educação, instituição que faz a coordenação técnica do Prêmio Respostas para o Amanhã.

O prêmio

O projeto desenvolvido em Ipojuca é um dos finalistas da edição atual do Prêmio Respostas para o Amanhã. Todos os 10 contemplados já recebem mentoria online desde setembro, quando foram definidos os 20 semifinalistas, e continuarão com esse apoio contínuo no desenvolvimento da proposta até o anúncio dos vencedores, em 19 de novembro.

Mesmo em um cenário atípico de distanciamento social, o programa atraiu 1749 estudantes, 997 professores e 303 escolas públicas diferentes somente nesta sétima edição brasileira.

Os temas mais explorados foram educação, infraestrutura urbana ou rural (com soluções para mobilidade e acessibilidade) e saúde (projetos envolvendo bem-estar, alimentação e combate à fome).

Ao todo, foram avaliados 521 projetos, sendo 202 (38,8%) da região Sudeste, 174 (33,4%) do Nordeste, 81 (15,5%) do Norte, 37 (7,1%) do Centro-Oeste e 27 (5,2%) do Sul.

Os 10 finalistas serão analisados por uma comissão avaliadora, que definirá os vencedores nacionais, e pelo júri popular, que indicará três projetos a serem premiados em votação que começa em 12 de novembro. Todos os resultados serão divulgados no site oficial do Prêmio Respostas para o Amanhã em 19 de novembro. Antes, em 18 de novembro, está programada uma novidade nesta edição: a Mostra Respostas para o Amanhã, quando as equipes apresentarão seus projetos para a comissão avaliadora.

Iniciativa de Cidadania Corporativa da Samsung, o Prêmio Respostas para o Amanhã está no Brasil desde 2014, envolvendo, ao longo de sete edições, 162.906 estudantes, 15.803 professores e 5.036 escolas públicas em 8.113 projetos inscritos.

O programa faz parte do conjunto de projetos capitaneado pela visão global da marca “Together for Tomorrow! Enabling People”, que busca capacitar futuras gerações para alcançarem seu pleno potencial por meio da Educação.

O programa conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Com informações da Samsung