Comunidade nipo-brasileira leva comida e emprego a Heliópolis na pandemia

Uma ação espetacular da comunidade nipo-brasileira em São Paulo transformou a fome e o medo da pandemia em oportunidade de trabalho e esperança para moradores de Heliópolis, uma das comunidades mais carentes da capital paulista.
O projeto Água no Feijão, que começou tímido, em maio, cresceu e se tornou uma grande ação solidária que até o próximo dia 23 de dezembro terá distribuído 50 mil refeições.
E o mais interessante: as próprias cozinheiras da comunidade, que ficaram desempregadas com a crise, conseguiram uma forma de renda e começaram a preparar os pratos, com supervisão da chef Telma Shiraishi, do restaurante Aizomê.
O início
Telma conta que foi muito doloroso ver pessoas com fome, sendo ela uma chef de cozinha.
O que ela fez? Usou seus restaurantes, fechados por causa da pandemia, como base de preparo dos alimentos para serem doados.
Mantendo o pagamento de cozinheiros, ajudantes, transportadores e pequenos fornecedores e com apoio de 60 voluntários, Telma começou a distribuir refeições. Até que descobriu uma forma de ampliar a ajuda à população.
“A gente descobriu uma cooperativa de cozinheiras da comunidade [de Heliópolis] que estavam paradas, sem emprego. Montamos uma cozinha comunitária numa escola infantil e geramos trabalho e renda para essas mulheres, que ainda têm a oportunidade de fazer algo pela própria comunidade”, contou a chef.
A cozinha comunitária do Movimento Água no Feijão (MANF) foi instalada em setembro no Centro Educacional Mater et Magistra.
O trabalho
As cozinheiras passaram a trabalhar de segunda a sábado, sob coordenação de Juraci Maria da Silva, mais conhecida como dona Jura, presidente da cooperativa, para produzir 280 marmitas diárias para a comunidade, orientadas pela chef Telma Shiraishi.
De lá elas são transportadas e entregues na quadra da escola de samba Imperador do Ipiranga, em Heliópolis.
“Quando conhecemos as cozinheiras que seriam envolvidas no trabalho, ficamos muito satisfeitos em ver o comprometimento e o profissionalismo de cada uma delas. Sentimos muita gratidão por termos cruzado nossos caminhos, pois essa parceria está sendo muito positiva para o MANF, para a comunidade e para as próprias profissionais da cozinha”, disse o coordenador geral do MANF, Ricardo Kakeshita.
Nos primeiros dois meses do projeto (maio a junho), foram distribuídas 12 mil refeições e entre julho a setembro foram entregues mais 13 mil, totalizando 25 mil marmitas entregues para a comunidade.
Prêmio
Com o projeto caminhando com as próprias pernas, o restaurante Aizomê, responsável pela produção até o início de setembro, voltou a funcionar normalmente para atender o público da Japan House São Paulo.
Na Convenção Nacional 2020, o Movimento Água no Feijão recebeu da JCI Brasil o Prêmio de Melhor Projeto de Desenvolvimento Econômico.
E agora, com apoio dos patrocinadores, apoiadores e pessoas físicas, o Água no Feijão prepara para o dia 23 de dezembro uma grande ação solidária para a comunidade de Heliópolis.
“Graças à colaboração e união de todos, atingimos a meta de arrecadação necessária para garantirmos o fornecimento de marmitas para a comunidade de Heliópolis […] e para a Ação Solidária de Natal, realizada em prol das famílias atendidas pelo projeto, que garante a doação de cestas básicas, kits de higiene para os adultos e brinquedos para as crianças!”, informou a MANF.
Patrocinadores
Claro que ninguém faz tudo isso sozinho. O sucesso do movimento conta com o patrocínio Diamond da B3, patrocínio master da Mitsubishi Corporation do Brasil e o patrocínio da Fundação Kunito Miyasaka, Café Fazenda Aliança, Perfumaria Takeo e LW Design Group.
As entidades realizadoras do MANF (JCI Brasil-Japão, Abeuni, Comissão de Jovens Bunkyo, Aliança Cultural Brasil-Japão, Abjica, KIF Brazil, Asebex e Japan House São Paulo) continuam contribuindo ativamente.
E você ainda pode contribuir. Todos os recursos captados até 15 de dezembro serão destinados integralmente à Cooperativa Ambrosia dos Sabores Solidários.
Veja como ajudar no site, Instagram e Facebook do Água no Feijão.
Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa – com MANF

Flagrante: pai salva dois filhos que se afogavam na piscina de casa; vídeo
Moradores ajudam a salvar mulher que caiu com carro no rio em SC; vídeo
Jovem médico se emociona com presente simples que recebeu de paciente idosa; gratidão
PM resgata cachorrinha que viveu 15 anos presa em situação de maus-tratos
Herói: paramédico de folga salva menina de incêndio em casa
Bombeiros salvam mulher que teve parada cardíaca após atropelamento no DF
Veneno de escorpião poderá ser usado para combater câncer de mama; estudo brasileiro
Brasil zera transmissão do HIV de mãe para filho; menor índice de mortes por Aids em 30 anos
Tocar e ouvir música pode reduzir demência em 35%, em idosos, revela estudo
Mariah Carey passa Taylor Swift e lidera ranking de streaming com sucesso de Natal