ONG quer plantar 1 bilhão de árvores no Brasil

A The Nature Conservancy, TNC, organização global sem fins lucrativos voltada a projetos de conservação ambiental quer plantar 1 bilhão de árvores no Brasil.
“O nosso foco agora é começar as tratativas já olhando para objetivos de restauração para essa década que se inicia, que também é considerada a década de restauração de ecossistemas”, diz Rubens Benini, líder da estratégia de restauração florestal da TNC América Latina.
Há 19 anos, a TNC trabalha com a restauração de três dos principais biomas do Brasil: a Amazônia, o Cerrado e a Mata Atlântica.
Mas foi em 2008, ao lançar a campanha “Plant a Billion Trees” – plante um bilhão de árvores, em inglês – que a TNC ganhou projeção.
Na época, o valor arrecadado deu início aos projetos de recuperação na Serra da Mantiqueira.
Recuperação
De lá para cá, a organização recuperou mais de 110 mil hectares no país, o equivalente a 265 milhões de árvores.
Para isso, contou com a ajuda de empresas, outras instituições não governamentais e representantes do setor público, em especial do Governo do Estado do Espírito Santo e da prefeitura municipal de Extrema, em Minas Gerais.
Dos 110 mil hectares, 402 foram restaurados apenas neste ano.
Foi há dois anos que a TNC decidiu dar um passo à frente e criar um campanha que mobilizasse investimentos em larga escala da iniciativa privada.
Próxima década
O Restaura Brasil nasceu em novembro de 2018, e tem como meta restaurar 400 mil hectares nos próximos 10 anos.
Para o próximo ano, a TNC está focada na aproximação com empresas que fazem parte do Pacto Global da ONU.
Com informações da Exame

Faisão raro que não era visto há 20 anos volta à natureza com ajuda humana
Embrapa desenvolve carne em laboratório sem sacrificar animais: inovação anima cientistas
Casa pré-fabricada que fica pronta em 10 minutos já é vendida por R$ 60 mil: veja
Filhotes de boto-cinza nascem na Baia de Guanabara e renovam esperança: “são lindos”
Bilionário compra fazenda por US$ 10 milhões para salvar animais ameaçados e a floresta
Alok usa tecnologia de drones dos shows para reflorestar a Mata Atlântica; vídeo
Japoneses recolhem lixo no estádio da Copa e repetem exemplo de educação; vídeo
Fim da guerra? Acordo entre EUA e Irã derruba preço do petróleo; retomada da paz anima mercado
Ancelotti sofre pressão no Instagram para por Endrick em campo na Copa; veja como agir
Como está o bonitão 60+ que se orgulha do cabelo grisalho: deixou crescer; vídeo
Veja como esvaziar a lixeira do WhatsApp para liberar memória e evita travar o celular