Butantan recebe dois últimos lotes de vacina contra Covid: 11 milhões no total

Mais 500 mil doses da vacina do Butantan chegaram hoje em São Paulo.
Na quarta-feira, 30 chega o sexto lote, última remessa, com 1,5 milhão de doses prontas pra entrega.
Segundo o Governo do Estado, a carga desembarcou por volta de 11h30 no aeroporto de Guarulhos. O voo da Turkish Airlines saiu de Pequim, na China, e fez escala na Turquia.
Todo o lote que chegou hoje é composto por doses já prontas para a aplicação.
No total já foram recebidas cerca de 11 milhões de doses em solo brasileiro ainda este ano.
Parceria
A parceria entre o Butantan e a biofarmacêutica Sinovac Biotech foi firmada no dia 10 de junho.
O primeiro lote com 120 mil doses chegou ao Brasil no dia 19 de novembro.
O segundo carregamento, com 600 litros a granel do insumo, correspondente a um milhão de doses, desembarcou em 3 de dezembro. Já a terceira remessa, com 2 milhões de doses, foi recebida em 18 de dezembro.
Na véspera de Natal, 24/12, São Paulo recebeu a maior carga de vacinas com 5,5 milhões doses composta por 2,1 milhões de forma pronta para aplicação e mais 2,1 mil litros de insumos, correspondentes a 3,4 milhões de doses que serão envasadas no complexo fabril do Butantan, também em São Paulo.
“Chegamos ao fim de 2020 com aproximadamente 11 milhões de vacinas em solo nacional, garantindo o compromisso do Butantan em viabilizar o imunizante para a população brasileira para que, assim que registrar pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, possa ser iniciada a vacinação”, afirmou Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan.
Eficácia
Durante coletiva realizada no Instituto Butantan na última quarta-feira 23/12 foi informado que a vacina contra o Coronavírus atingiu índice de eficácia superior ao mínimo recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e, assim, poderá ter seu registro aprovado para imunizar a população.
Atendendo a um pedido da Sinovac, previsto contratualmente, o Butantan encaminhou a base primária de dados da fase 3 dos testes clínicos realizados no Brasil em 16 centros de pesquisa, com cerca de 13 mil voluntários.
O objetivo é que os dados sejam comparados a resultados de pesquisas em outros países, evitando que a vacina tenha diferentes índices de eficácia anunciados.
A avaliação deverá ser concluída em até 15 dias, contados desde 23 de dezembro, podendo ser antecipada. Na sequência, os resultados finais serão encaminhados à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e à National Medical Products Administration, da China.
Da redação do SóNotíciaBoa – com informações do Instituto Butantan

Lulinha abre sigilos bancário e telefônico e Lula entrega documento ao TSE; desafiam Flávio Bolsonaro
Brasileiro de 21 anos será o 1º piloto do Nordeste titular na Fórmula 1; conheça Rafael Câmara
Fortaleza lidera aprovações na primeira fase do ITA 2027; veja ranking das cidades
PM salva mulher que fez ‘pedido de pizza’ ao 190 e resgata bebê de 3 meses; vídeo
Borracheiro paga Hilux com moedas e vendedor passa 8 horas contando no CE; vídeo
Chuva de meteoros do cometa Halley terá pico esta semana; visível em todo o Brasil
Lula compre desafio, quebra sigilos dele e da família e cobra Flávio Bolsonaro para fazer o mesmo
Ex-aluno doa rim, salva a vida da professora e os dois viram irmãos de coração
Menino de 11 anos que juntava moedas para viajar de avião ganha primeiro voo da vida
Remédio usado em cesáreas pode reduzir sintomas de depressão pós-parto, revela estudo
Mulher cria empresa de mudanças para ajudar outras mulheres após a separação: fatura R$ 70 mil por mês
Cientistas criam tecido parecido com couro usando fungos para fazer bolsas e roupas