Gangorra que uniu imigrantes no muro da fronteira dos EUA ganha prêmio

Foto: reprodução Instagram
Foto: reprodução Instagram

Lembra das gangorras que permitiram que famílias mexicanas brincassem de lados opostos do muro da fronteira EUA-México?

O projeto das três gangorras ganhou o prêmio “Design do Ano 2020” pelo Museu de Londres.

O arquiteto norte-americano Ronald Rael é o criador das gangorras instaladas entre as barras de ferro da cerca metálica que separa os Estados Unidos (EUA) do México, e que foi uma promessa de Donald Trump.

Aliás, o novo presidente dos EUA, Joe Biden, já anunciou inclusive a suspensão da construção, motivo de comemoração para os mexicanos.

Surpresa

“Estamos totalmente surpresos com esta honra inesperada”, disse Ronald Rael, que idealizou as gangorras juntamente com a arquiteta Virginia San Fratello.

O projeto de arte transformou a parede da fronteira de 6 metros em um plaground – convidando famílias de cada lado para se divertirem juntas.

Três gangorras rosa foram colocadas nas aberturas da parede e permitiram que crianças, e até mesmo alguns adultos, de Juárez e do subúrbio de Sunland Park, no Novo México se unissem de alguma maneira.

Ele usou a barreira do governo norte-americano como suporte para instalar o brinquedo e fazer com que pessoas dos dois lados possam brincar. O resultado? As imagens viralizaram nas redes sociais (vídeo abaixo)

Inovação

O projeto foi indicado junto com 70 outros, que incluíam uma renderização em 3D do vírus que causou Covid-19.

Entre eles, cenografia de Lee Ha Jun do filme sul-coreano vencedor do Oscar Parasite – Parasita – e o colete à prova de facadas da bandeira projetado por Banksy que foi usado pelo rapper britânico Stormzy em Glastonbury em 2019.

Os Beazley Designs of the Year são o Oscar do mundo do design “, disse Razia Iqbal, jornalista que presidiu o painel de jurados do Design Museum.

O prémio, observou ela, destaca trabalhos que ultrapassam os limites da criatividade e inovação.

Relembre a instalação e veja a comemoração do arquiteto no post do instagram:

 

View this post on Instagram

 

A post shared by RAEL (@rrael)

Com informações do Sunnyzkyz