Menino de 12 anos cria pilha de longa duração. Não tem energia em casa

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Menino de 12 anos cria pilha de longa duração. Não tem energia em casa
Roberto Mukeba, 12 anos - Foto: DR

Cansado da falta de energia elétrica em casa para ouvir música, um menino de apenas 12 anos criou uma pilha de longa duração, feita com materiais reciclados.

Roberto Mukeba é natural do Bengo, em Angola e foi absolutamente criativo. Para conseguir ligar o aparelho de som, ele entrou no mundo da inovação e da invenção, que trilha desde os 8 anos de idade. (vídeo abaixo)

“Descobri a habilidade de inventar em 2016 quando frequentava a 4º série, onde eu fiz o meu primeiro projeto, que foi uma central elétrica de energia permanente”, contou o adolescente à Televisão Pública de Angola (TPA).

A pilha

Ele revelou que o segredo da pilha de longa duração vem de reações sob um tubo de canalização.

“Arranjei um tubo e cortei por cerca de dez centímetros e em seu interior fiz uma composição química. Após o processo, reciclei uma pilha normal retirando as extremidades dos lados positivos e negativo, [e dei] uma corrente elétrica durável graças aos elementos químicos”, explicou.

Mas não é só isso. O aluno do 8º ano, admirado por parentes, amigos e vizinhos, tem outras invenções na sua galeria. E a inspiração muitas vezes vem da música.

“Houve um momento em que não havia aparelho musical na casa dele e ele inventou um método alternativo à base de uma caixa sob um microfone. Nos impressionou bastante e tivemos aquela curiosidade para saber como aquilo funcionava”, contou uma vizinha do adolescente.

Inteligente 

Apesar de tão novo, ele já carrega em seu curriculum o 1º lugar da província no concurso da Feira do Inventor e Criador Angolano, valendo como prêmio uma bolsa de estudos na Alemanha.

Mas Roberto continua aguardando a chegada deste momento para aperfeiçoar o seu talento, e no futuro contribuir para o desenvolvimento do país.

Pela criatividade e ousadia, ele está ficando famoso em Angola. Veja a reportagem:

Com informações do Portal de TI e TPA