Jovem usa uniforme da mãe faxineira para homenageá-la em formatura

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Jovem usa uniforme da mãe faxineira para homenageá-la em formatura
Roberta homenageou a mãe durante a sua formatura. - Foto: Roberta Mascena

Foi com o salário de faxineira que Marlene Cordeiro de Oliveira pagou todos os estudos da filha, Roberta Mascena, de 25 anos. E a jovem reconhece muito esse sacrifício.

Formanda em Pedagogia, Roberta aproveitou a sessão de fotos para vestir o uniforme da mãe por baixo da beca e homenageá-la. A estudante emocionou Marlene e todo mundo!

A ideia era fazer essa surpresa na sua colação de grau, mas infelizmente a pandemia impediu que a festa acontecesse. Ainda assim, Roberta não desistiu e arranjou um jeito de mostrar para todos a importância da mãe em sua vida.

“Na hora que fomos tirar a foto, eu abri a beca, ela viu a roupa. Ela começou a chorar e me abraçou. Ela não falou nada porque eu acho que não tem palavras que possam expressar qualquer tipo de sentimento que ela teve naquele momento”, conta a estudante.

Do sertão de Pernambuco até Santos

Marlene nasceu em Afogados de Ingazeira, no sertão de Pernambuco. Com apenas 13 anos ela precisou largar a escola para ir trabalhar como empregada doméstica.

De Pernambuco, ela mudou para Santos, no litoral de São Paulo. Foi quando conheceu e se casou com Roberto Mascena de Lima, pai da sua filha.

Em 2010 Marlene resolveu retomar os estudos. Com ajuda de Roberta, ela conseguiu concluir o Ensino Médio através do programa EJA – Educação de Jovens e Adultos, que ajuda pessoas que não tiveram acesso à educação na escola convencional na idade apropriada.

“Quando eu estava na 8ª série, ajudei minha mãe a estudar. Ela cursava a EJA na Escola Barão do Rio Branco. Não sabia muito, mas ajudei no que pude. Lembro dela saindo superfeliz das provas de matemática porque tirava as notas mais altas da sala”, relembra a filha.

Homenagem

Roberta foi aprovada em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos. O pai taxista e a mãe faxineira conseguiram pagar os estudos da jovem com muito esforço até ela conseguir uma bolsa e concluir o curso.

A estudante não esconde a sua felicidade por terminar uma faculdade e sempre conta sobre a importância do apoio e ajuda financeira dos pais nesse processo.

Como não teria festa, o único momento que ela poderia compartilhar com os pais seria a sessão de fotos. E foi exatamente assim que Roberta resolveu homenagear Marlene.

“Vestir o uniforme de trabalho da minha mãe durante a fotografia da formatura não é o suficiente perto de tudo o que ela e meu pai fizeram por mim”, acrescentou.

A jovem também fala muito orgulhosa de Marlene e garante que a mãe é uma pessoa incrível. “É uma pessoa que a humanidade poderia conhecer e se apaixonaria por ela. Ela merece mais do que uma simples homenagem. A história da minha mãe é uma história dura, de milhões de brasileiros que viveram na miséria por muito tempo. Uns tiveram sucesso conseguiram sair e outros não”, diz.

Futuro

Roberta agora quer trabalhar com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. A jovem também deseja fazer um mestrado para dar aulas em universidades e promover projetos sociais em comunidades e em vilas caiçaras.

“Foi um curso muito humano, me ensinou a ser mais humana, a ter muito mais sensibilidade com o mundo. Eu acho que a educação é uma maneira que a gente tem de alcançar pessoas, tocar pessoas. A gente faz isso através da Pedagogia e da Arte. É com a educação que a gente transforma as pessoas e sociedade”, concluiu.

Parabéns pelo gesto, Roberta!

Roberta e o pai, no dia da formatura, em Santos | Foto: Roberta Mascena

Roberta e o pai, no dia da formatura, em Santos – Foto: Roberta Mascena

Roberta e a mãe Marlene, no dia da formatura da jovem, em Santos | Foto: Roberta Mascena

Roberta e a mãe Marlene, no dia da formatura em Santos – Foto: Roberta Mascena

Roberta Mascena no dia da formatura e com parte do uniforme de faxineira da mãe | Foto: Roberta Mascena

Roberta Mascena com parte do uniforme de faxineira da mãe – Foto: Roberta Mascena

Com informações de Metrópoles e Tribuna Online