BH ganha primeiro hospital veterinário com atendimento gratuito

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para BH ganha primeiro hospital veterinário com atendimento gratuito
primeiro hospital veterinário com atendimento gratuito em Belo Horizonte ajudará no controle de zoonoses da cidade. - Foto: reprodução Pixabay

O primeiro hospital veterinário com atendimento gratuito de Belo Horizonte será inaugurado nesta terça-feira, 9, pela prefeitura.

O local vai ajudar famílias de tutores de cães e gatos sem condições de pagar tratamentos veterinários.

Além do atendimento de urgência, os animais também terão acesso a exames de imagem e laboratoriais, cirurgias e internação.

O hospital foi instalado no bairro Carlos Prates, região Noroeste de Belo Horizonte e terá capacidade para atender de 30 cães ou gatos por dia.

Desse total, serão 27 atendimentos para animais da população de baixa renda e três para animais de protetores ou entidades de defesa do animal, situadas no município.

Atendimentos

Os responsáveis pelos animais têm que fazer um cadastro, apresentar Carteira de Identidade (RG), CPF e comprovante de residência em Belo Horizonte. Também é exigido que o tutor tenha inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

O Hospital ficará aberto durante o dia. À noite haverá apenas internação de animais e eventuais atendimentos de emergência.

Os novos casos, retornos e atendimentos de urgência, serão atendidos de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h. De segunda a sábado, de 14h às 20h, somente serão atendidos casos de cirurgias, com agendamento prévio.

Tratamento de doenças

Para Leonardo Maciel, gerente de Defesa dos Animais, a criação de um hospital veterinário com atendimento gratuito ajudará muito no controle de zoonoses da cidade.

“Essa entrega é muito importante para a cidade de Belo Horizonte ao promover uma política pública efetiva, não só no atendimento e cuidados de cães e gatos, mas também na promoção de melhoria na saúde pública. Apenas com vacinas e medicamentos para atender pessoas acidentadas com cães e gatos são destinados cerca de R$ 4 milhões. Com o hospital podemos reduzir esse custo”, afirma.

Leonardo lembra que, mesmo fazendo castração de cães e gatos, a meta do hospital é o tratamento de doenças dos animais.

O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), e a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais – Seção São Paulo, organização da sociedade civil (OSC) vencedora do edital de Chamamento Público, publicado em maio do ano passado.

Serviço: 

Hospital Veterinário Público de Belo Horizonte
Endereço: rua Bom Sucesso, 731, bairro Carlos Prates
Mais Informações: faleconosco@anclivepa-sp.com.br

Por Monique de Carvalho, da Redação do Só Notícia Boa – Com informações da Prefeitura de Belo Horizonte