Antiga Cracolândia no RJ vira horta e ajuda 800 famílias na pandemia

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Antiga Cracolândia no RJ vira horta e ajuda 800 famílias na pandemia
A Horta Comunitária de Manguinhos doa alimentos para toda a comunidade e moradores de rua. - Foto: reprodução

Olha que notícia maravilhosa! A Horta Comunitária de Manguinhos, no Rio de Janeiro, tem sido a principal fonte de alimento para 800 famílias carentes que vivem nessa região.

O local que um dia foi uma Cracolândia, palco de muitas tragédias, hoje é motivo de orgulho de uma comunidade inteira!

A horta já é considerada a maior da América Latina por ocupar uma área equivalente a quatro quadras de futebol. No espaço é feito o cultivo de quiabo, batata-doce, couve e hortaliças totalmente orgânicas.

A horta de Manguinhos foi inaugurada em 2013 e faz parte do Programa Hortas Cariocas, uma iniciativa da Prefeitura do Rio, criada através da Secretaria municipal de Meio Ambiente.

Doações

As famílias beneficiadas recebem cotas de alimentos, mas estão livres para pedir mais, caso seja necessário. Alguns moradores em situação de rua também vão até lá e recebem ajuda.

Francisca de Souza, de 52 anos, é uma das moradoras que ganham doações da horta semanalmente. Ela tem cinco filhos e dois netos. Todos estão desempregados, sem ter de onde tirar o sustento e passaram a garantir a alimentação a partir da horta de Manguinhos.

“Eu recebo doações desde quando a horta surgiu. Além do que recebo, sempre que falta algo em casa eu vou lá pedir e eles me dão. Agora na pandemia eu estou precisando ainda mais porque todo mundo está em casa e tem sido ainda mais difícil”, conta Francisca.

Geração de renda

A Horta Comunitária de Manguinhos, conta com o trabalho de 21 pessoas. Todas vivem na região e tiram seu sustento exclusivamente do projeto.

Durante a pandemia, o programa optou por reduzir o número de funcionários, garantindo a segurança contra a Covid-19. No entanto, a oferta de produtos se manteve estável: cerca de duas toneladas são colhidas por mês somente na comunidade.

Os alimentos daqui são livres de agrotóxicos e cultivados de forma sazonal: no verão são plantadas hortaliças com raízes e no inverno é a vez das folhas.

Semanalmente, a associação se reúne para distribuir parte dos alimentos às famílias mais carentes. A outra parte é vendida no local a preços simbólicos de R$ 0,50 a R$ 1.

Menos criminalidade e mais limpeza

Juliana Ferreira de Carvalho, moradora de Manguinhos há 18 anos que também se beneficia da horta, diz que a reestruturação do espaço diminuiu a criminalidade e expulsou animais como ratos e baratas, que habitavam o local junto aos usuários de drogas.

“Eu sou muito mais feliz morando aqui, porque agora não precisamos lidar com o mau cheiro e o perigo foi reduzido. A área era toda escura e, hoje tem iluminação”, fala a moradora.

Segundo a Secretaria municipal de Meio Ambiente, usuários de drogas que viviam na região foram encaminhados para abrigos.

Uma transformação mais que necessária e positiva para um espaço que foi palco de tanta tragédia. Olha que notícia boa!

Horta é considerada a maior da América Latina por ocupar área equivalente a quatro quadras de futebol. - Foto: Roberto Moreyra

Horta é considerada a maior da América Latina por ocupar área equivalente a quatro quadras de futebol. – Foto: Roberto Moreyra

A horta de Manguinhos distribuiu mais de 2 toneladas de alimento no ano passado. Foto: reprodução Facebook Hortas Cariocas

A horta de Manguinhos distribuiu mais de 2 toneladas de alimento no ano passado. Foto: reprodução Facebook Hortas Cariocas

Foto: reprodução

Foto: reprodução

Sabe outro projeto muito parecido e que tem ajudado famílias carentes em São Paulo? É a fazenda urbana de Paraisópolis, que já produziu mais de 300kg de hortaliças para a comunidade! Veja essa matéria completa aqui no Só Notícia Boa!

Por Monique de Carvalho, da Redação do Só Notícia Boa – Com informações do Extra Online.