Médico troca consulta por ração para ajudar animais abandonados

Um médico encontrou uma maneira muito bacana para ajudar animais abandonados e, ao mesmo tempo, pacientes que precisam de atendimento médico, mas não têm como pagar pela uma consulta.
Pelo menos duas vezes por mês, Rafael Baggiari abre as portas da sua clínica, em Vila Velha, no Espírito Santo, para uma ação solidária que ele batizou de ‘Corrente do Bem’. O paciente consegue o atendimento que precisa e, como pagamento, doa 1 quilo de ração.
São cerca de 70 pessoas atendidas pelo projeto, que conta com a ajuda de médicos de diversas especialidades – todos convidados por Rafael. Além disso, 250 animais, de seis abrigos diferentes, são beneficiados com as doações do médico.
A ideia
Médico e também apaixonado por animais, Rafael conta que começou com o projeto em 2012.
“Veio a ideia de juntar as duas coisas, de atender as pessoas e elas levarem um saco de ração em troca. O projeto foi crescendo. De um abrigo, passou para dois, depois, para três e, agora, a gente ajuda seis abrigos”, explicou.
O médico conta que, apesar de haver o incentivo para a doação de ração, ainda tem pacientes que não conseguem comprar o alimento e doar. Mesmo assim, ele garante que faz o atendimento, já que tem o propósito de ajudar.
“A gente realiza consultas e até pequenas cirurgias. Por mutirão, a gente arrecada de 150kg a 200kg de ração”, informou o médico.
Alguns abrigos ajudados por Rafael contam muito com essas doações. Ele diz que nem sempre a ração recebida nos atendimentos é suficiente, então acaba completando com o próprio salário.
Inspiração
Rafael decidiu que queria ser médico aos 16 anos. A escolha da profissão veio depois que ele assistiu ao filme ‘Patch Adams: o amor é contagioso’.
A história fala de um médico que acreditava ser possível ajudar a curar as pessoas com humor e carinho. Isso motivou Rafael a seguir com o mesmo propósito em seus atendimentos.
Ajuda
O último mutirão foi neste domingo, 14 e cerca de 100 pessoas foram atendidas pelos médicos voluntários do projeto.
No entanto, Rafael conta que as doações são sempre necessárias e bem-vindas. Para contribuir com sacos de ração, entre em contato com o médico pelo Instagram, nos perfis @rafaelangeloavancebaggieri e @sospatasabandonadas.
    
    
    Por Monique de Carvalho, da redação do Só Notícia Boa – Com informações do Tribuna Online.

Apoio de Gisele Bündchen fará escola infantil abandonada reabrir no RS
Calendário 2026 dos Bombeiros de Lisboa vai ajudar crianças com câncer; vídeo
Menina com câncer ganha festa de 15 anos do hospital; vídeo viralizou
Menino de 9 anos doa células-tronco e salva o pai com leucemia; já tiveram alta
Brasileira reencontra mulher que a salvou de estupro no metrô de Paris e agradece
Pai faz parto da própria filha em casa no DF; não deu tempo
Amizade improvável entre menino e bem-te-vi encanta as redes; vídeo
Cirurgião brasileiro opera paciente a 12 mil km de distância e entra para o Guinness
Turbina eólica de duas cabeças pode solucionar desafios da indústria
Michael Jackson é o artista morto que mais faturou em 2025; veja ranking da Forbes
Alerta de relógio inteligente salva brasileiro de infarto fulminante