Chefes admirados motivam funcionários a serem mais produtivos: pesquisa

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Chefes admirados motivam funcionários a serem mais produtivos: pesquisa
Foto: Pixabay

Chefes líderes e admirados transformam para melhor a vida de sua equipe, e isso acaba influenciando no aumento da produtividade. Mais que isso: uma nova pesquisa prova que trabalhadores preferem mais os chefes legais, que dão feedback (opinião, retorno, avaliação ou comentário) do que aumento de salário.

A pesquisa com 2.000 americanos examinou o papel que o relacionamento entre gerente e trabalhador desempenha no local de trabalho. O levantamento conduzido pela OnePoll em nome da Motivosity, classificou o feedback como a coisa número um (53%) desejada de um chefe, superando a remuneração extra (48%) e comunicação mais honesta (48%).

Os resultados revelaram que, dos entrevistados que já trabalharam (78%) – sete em cada dez – têm um de seus gerentes como modelo.

Sobre as principais qualidades que os entrevistados apreciam em um chefe, a atitude positiva encabeça a lista com 46%. Habilidades de comunicação (46%) e habilidades organizacionais (43%) também chegaram entre as três primeiras.

Positividade

“Os gerentes são a chave para as grandes culturas da empresa. Eles afetam a forma como as pessoas se sentem ao ir trabalhar todos os dias. Essencialmente, 46% de sua equipe está pedindo líderes que tragam uma atitude positiva para o trabalho e se comuniquem de forma consistente. Isso requer uma abordagem intencional e as ferramentas certas, mas não requer orçamentos enormes ou anos de treinamento”, disse Logan Mallory, vice-presidente de marketing da Motivosity.

Uma postura positiva de um chefe admirável pode ter uma influência de longo prazo: 71% dos entrevistados disseram que as chefias influenciam seu comportamento diariamente.

Dica da pesquisa

“Os membros da equipe se esforçam ao máximo quando trabalham para alguém que respeitam e confiam”, disse Logan Mallory, da Motivosity.

“Os melhores gerentes agem mais como treinadores: defina as prioridades certas, faça check-in individual e adote uma abordagem consultiva em vez de ser diretivo. Se os gerentes fizerem isso e garantirem que o trabalho diário de sua equipe seja notado e apreciado, fará toda a diferença”, afirmou.

O que o trabalhador mais quer dos chefes

  1. Mais feedback sobre sua função 53%
  2. Mais dinheiro 48%
  3. Comunicação mais honesta 48%
  4. Título superior 47%
  5. Mais apreciação 41%
  6. Mais reconhecimento 41%
  7. Reuniões individuais mais frequentes 40%
  8. Mais responsabilidades 38%
  9. Mais transparência na direção da empresa 38%
  10. Mais disposição para ouvir meus comentários / preocupações 21%

O que o trabalhador menos quer dos chefes

  1. Menos reuniões inúteis 55%
  2. Menos emergências de última hora 47%
  3. Menos microgestão 40%
  4. Menos solicitações para que eu trabalhe até tarde / horas extras 32%

Por Andréa Fassina, da redação do Só Notícia BoaCom informações do GNN