Ginseng vermelho evita que câncer de pulmão se espalhe, diz estudo

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Ginseng vermelho evita que câncer de pulmão se espalhe, diz estudo
Foto: EurekaAlert

Cientistas sul coreanos comprovaram a ação do ginseng vermelho contra a metástase do câncer de pulmão.

O estudo publicado no jornal científico Pub Med mostra que componentes do ginseng – RK1 e Rg5 – tem efeitos inibitórios para evitar que o câncer se espalhe.

O ginseng já é usado há milênios na medicina tradicional chinesa, mas a composição e a atividade do ginseng vermelho podem ser potencializadas dependendo do método de processamento.

No caso, Hyunhee Kim e seus colegas do Korea Institute of Science and Technology – KIST – desenvolveram um novo método de processamento de micro-ondas que aumenta em 20 vezes a concentração dos três principais componentes ativos do ginseng vermelho – Rg3, Rk1 e Rg5.

Outros tipos de câncer

Segundo eles, o método de processamento de micro-ondas, que eles chamaram de KMxG, torna o ginseng vermelho eficaz contra o câncer de próstata, câncer cervical e câncer de pele, e tem efeitos protetores contra danos renais induzidos por drogas.

Agora eles ampliaram o estudo com casos específicos de câncer de pulmão, que é geralmente fatal, mostrando que a substância não apenas ataca o tumor, mas também evita que se espalhe.

“Embora já se tenha demonstrado que os componentes do ginseng vermelho matam células cancerosas, este estudo provou que esses componentes do ginseng vermelho têm outros efeitos anticâncer e podem inibir a metástase do câncer de pulmão. Isso fornece evidências científicas que podem levar ao desenvolvimento futuro de medicamentos anticâncer, drogas contra o câncer derivadas de produtos naturais,” alertou o Dr. Jungyeob Ham.

Com informações do Diário da Saúde