Amazonas tem queda de 80% nas mortes de pacientes em março

A gente esperou muito por essa notícia maravilhosa! Após o colapso na saúde, o Amazonas teve uma queda de 80% nas mortes por covid-19.
O estado era o que estava com a situação mais agravada desde o ano passado, com dois colapsos por falta de leito e oxigênio nos hospitais.
A melhora é fruto de duas ações muito importantes. Em janeiro houve uma mobilização nacional para levar oxigênio ao estado. Após esse período, o governo do estado decidiu fechar todas as atividades não-essenciais.
O avanço aparece nos dados do boletim epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), publicado nesta quinta-feira, 1º. Segundo a instituição, o Amazonas encontra-se na fase laranja, com risco moderado de transmissão de Covid.
Monitoramento direto
Após a segunda onda da Covid-19 no estado, o governo passou a monitorar mais diretamente os casos registrados.
Em março foram 670 vítimas da Covid, o que aponta uma grande melhoria se compararmos a janeiro, que teve um registro de 3.556 óbitos.
Além do fechamento de atividades não-essenciais, outro fator que pode explicar essa queda no número de mortos é a vacinação.
Ajuda mútua
O epidemiologista Jesen Orellana, da Fiocruz Amazônia, diz que a melhor forma de combater os números elevados de mortes e contaminações, é uma ajuda mútua entre os governantes e a população.
“Fiscalizando nossos amigos, dando conselho aos vizinhos, o governo intensificando as fiscalizações, no transporte intermunicipal, transporte interestadual, e aumentando a testagem em massa, uma ferramenta importantíssima para o adequado monitoramento da pandemia”, completou Jesen.
Flexibilizações
O governador Wilson Lima anunciou as medidas que serão adotadas a partir da próxima segunda-feira, 05onde ca.
Entre elas está a ampliação do horário de funcionamento de restaurantes, a liberação para a retomada de aulas do ensino médio e cursos livres e a restrição de circulação de pessoas, que passa a ser de 0h às 6h.
As medidas são válidas por 15 dias. “Estamos flexibilizando alguns horários, ampliando alguns horários, e isso me causa alguma preocupação, mas entendo a necessidade de alguns segmentos de ampliarem as suas atividades”, disse.
Continuamos na torcida!
Por Monique de Carvalho, da redação do Só Notícia Boa – Com informações de Roma News.

Carro voador brasileiro da Embraer passa em teste e já tem 3 mil encomendas
Médico viraliza com presentes simples e carinhosos que ganha de pacientes da roça; vídeo
IBGE abre 8 mil vagas para nível médio com salários de até R$ 4 mil
Embrapa desenvolve carne em laboratório sem sacrificar animais: inovação anima cientistas
Ancelotti sofre pressão no Instagram para por Endrick em campo na Copa; veja como agir
Como está o bonitão 60+ que se orgulha do cabelo grisalho: deixou crescer; vídeo
Zico defende Endrick em campo: “é mais decisivo que Neymar” e engrossa coro contra Ancelotti
Casa pré-fabricada que fica pronta em 10 minutos já é vendida por R$ 60 mil: veja
Aos 102 anos, idoso dirige, malha 5 x por semana e inspira com rotina saudável
Mulher com catatonia, que acordou após 20 anos do coma, teve alta e recuperou a memória
Mãe salva filho que ia ser atropelado por ônibus desgovernado: “por um triz”: vídeo