Ambientalistas retiram 4,6 toneladas de lixo das ilhas Galápagos

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Ambientalistas retiram 4,6 toneladas de lixo das ilhas Galápagos
As duas ações para retirada do lixo das ilhas Galápagos movimentaram ambientalistas de todas as idades - Foto: EFE

Um grupo de 18 pessoas, incluindo guardas-florestais, voluntários, pescadores e ambientalistas da organização Conservation International, fez uma verdadeira limpeza das ilhas Galápagos. Em duas coletas eles retiraram 4,6 toneladas de resíduos da terra e do mar.

O ministro do meio ambiente do Equador, Marcelo Mata Guerrero, contou que na primeira coleta, em fevereiro, foram retiradas 2,5 toneladas de lixo e agora março, o grupo conseguiu retirar mais 2,1 toneladas do arquipélago.

A ação favoreceu principalmente as ilhas mais distantes, como a Genovesa, Pinta e Santiago. Os ambientalistas ainda contaram com o apoio da Fundação Coca-Cola do Equador.

Limpeza Costeira

A trabalho nas ilhas Galápagos faz parte do Programa de Limpeza Costeira e Gestão de Lixo Marinho, mantido pela direção do Parque Nacional de Galápagos do Ministério do Meio Ambiente e Águas.

A ideia é realizar limpezas contínuas e retirar todo o lixo que se acumula em ilhas mais distantes, levados pela correnteza do mar.

O percurso realizado em março foi de 22 quilômetros de costa. A equipe conseguiu mapear 12 pontos onde o lixo fica acumulado ao ser levado pela corrente do mar.

Após a limpeza, o material foi classificado e registrado para reciclagem.

Veja o vídeo registrado durante a limpeza de março:

Youtube tumbnail video

 

Grupo pretende realizar limpezas mensais para eliminar todo o lixo marinho das ilhas. - Foto: EFE

Grupo pretende realizar limpezas mensais para eliminar todo o lixo marinho das ilhas. – Foto: EFE

Por Monique de Carvalho, da redação do Só Notícia Boa – Com informações de R7.