Veterinária coloca próteses e salva elefantes vítimas de minas explosivas

-
Por Andréa Fassina
Imagem de capa para Veterinária coloca próteses e salva elefantes vítimas de minas explosivas
Foto: Sydney News Today

A veterinária australiana Chloe Buiting está colocando próteses em elefantes que perderam membros por pisarem em minas explosivas em diferentes partes do mundo.

A ‘Jungle Doctor‘, como é chamada, faz isso desde 2018 e salvou várias ​​vidas de animais, não só elefantes. Chloe tem dado esperança para a sobrevivência de espécies criticamente ameaçadas de extinção.

No início de 2020, mesmo em meio a pandemia, a doutora selvagem acompanhou uma equipe de veterinários Amigos do Elefante Asiático (FAE) em Chiang Mai.

Lá, ela ajudou a cuidar dos elefantes com terapia a laser nas feridas e abscessos causados ​​por minas terrestres na fronteira entre a Tailândia e Mianmar.

1º Hospital para Elefantes 

E é justamente neste local que funciona o primeiro hospital do mundo que oferece aos elefantes asiáticos qualidade de vida, muitas vezes salvando os animais da eutanásia.

“O hospital faz um trabalho inovador que ajuda os elefantes que perderam as pernas por causa de minas terrestres”, disse Buiting.

Próteses

“Com a ajuda de próteses, os elefantes podem aprender a andar novamente e ter uma vida plena, o que de outra forma seria impossível. Meu tempo com eles foi uma experiência que nunca esquecerei”, disse a veterinária.

“Em vez de manter a pata protética 24 horas por dia, as próteses são removidas à noite e reajustadas todas as manhãs. Para fazer isso, a perna é revestida com pó de talco, antes de uma meia protetora ser aplicada”, explica.

“A seguir, a prótese acolchoada é encaixada no local, ajustada e apertada com sistema de catraca. Isso dá aos elefantes uma qualidade de vida que, de outra forma, eles não seriam capazes de ter”, concluiu.

Fotos: Jungle Doctor Instagram

Fotos: Jungle Doctor Instagram

Com informações do 7News