Jovem faz ‘kits de cuidados especiais’ e doa para pessoas com Alzheimer

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Jovem faz ‘kits de cuidados especiais’ e doa para pessoas com Alzheimer
Os kits de cuidados especiais para pessoas com Alzheimer inclui livro de colorir, quebra-cabeça e óleos essenciais. - Foto: divulgação

Livros de colorir personalizados, óleos essenciais, testes de escrita e memória, são alguns itens que a estudante de 19 anos, Victória da Conceição, tem feito e distribuído para pessoas com Alzheimer.

Victória é aluna da Universidade de Northwestern, em Chicago, Estados Unidos. Ela batizou o kit de “Alzheimer’s Brain Box” (algo como “Caixa do Cérebro de Alzheimer”, em português) e entrega em asilos e clínicas de tratamento especializado.

“A caixa do cérebro é um pacote de cuidados para pacientes com Alzheimer. É baseado em fotos de suas vidas. As pessoas me enviam fotos de seus entes queridos de vários pontos de suas vidas e eu as transformo em livros de colorir”, explicou Victória.

Inspiração foi a avó

Victória conta que iniciou a ideia da caixa em 2018, quando a avó dela foi diagnosticada com Alzheimer.

Como a jovem morava com a avó na época, pesquisava mais assiduamente sobre terapias que ajudavam pacientes com a doença.

Foi nestas pesquisas que ela descobriu uma série de “brincadeiras”, como quebra-cabeça, os livros de colorir, os melhores óleos essenciais e outros artifícios que ajudam o cérebro a melhorar a memória.

“Éramos muito próximas, sim. Ela [a avó] praticamente me ajudou a criar. Ela viveu muito perto de mim durante toda a minha vida”, disse Victória.

A profissionalização do kit

Como ela queria fazer a Alzheimer’s Brain Box para outros idosos, entendeu que precisava de um cuidado ainda maior na montagem dos kits.

Ela uniu o que já sabia com a vontade de ajudar da ONG Yolo Hospice e começou a criar os kits mais profissionalizados.

Victória entregou as primeiras 50 caixas para pacientes associados da ONG e agora partirá para outros lares dos Estados Unidos.

“Ser tão específico e fornecer fotos específicas a pessoas com Alzheimer onde elas preenchem o desenho de suas próprias memórias e personalizam para cada pessoa, isso foi muito emocionante para nós e estamos sempre procurando maneiras de apoiar nossos pacientes “, disse Louise Joyce, Diretora de Desenvolvimento Comunitário do Yolo Hospice.

Victoria e a avó. - Foto: arquivo pessoal

Victoria e a avó. – Foto: arquivo pessoal

Alzheimer's Brain Box - Foto: divulgação

Alzheimer’s Brain Box – Foto: divulgação

Com informações de ABC7.