País quer jornada de 4 dias para melhorar qualidade de vida do povo

-
Por Andréa Fassina
Imagem de capa para País quer jornada de 4 dias para melhorar qualidade de vida do povo
Foto: Divulgação

Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, ou seja, qualidade de vida! Esse é o desejo do governo japonês para a população.

Pensando nisso, as autoridades do país acabam de lançar  a diretriz anual de política econômica, que inclui recomendações para que as empresas permitam que seus funcionários optem por trabalhar quatro dias por semana em vez de cinco.

O governo planeja incentivar as empresas para melhorar a qualidade de vida para aqueles com responsabilidades de cuidar da família ou que precisam de mais tempo livre para adquirir novas habilidades.

Pandemia 

A pandemia de coronavírus ajudou a ideia de uma semana de trabalho de quatro dias a ganhar força, já que as pessoas passam mais tempo em casa.

Os líderes governamentais agora esperam convencer a administração de que horários de trabalho flexíveis, trabalho remoto, crescente interconexão e uma série de outros desenvolvimentos podem ser benéficos se permanecerem em vigor mesmo após o fim da pandemia.

“O governo está realmente ansioso para que essa mudança de atitude se enraíze nas empresas japonesas”, disse à DW Martin Schulz, economista-chefe de políticas da Unidade de Inteligência de Mercado Global da Fujitsu Ltd ..

“Durante a pandemia, as empresas mudaram para novas formas de operar e estão vendo um aumento gradual na produtividade.

As empresas estão fazendo com que seus funcionários trabalhem em casa ou remotamente, em escritórios satélite ou nas instalações de seus clientes, o que pode ser muito mais conveniente e produtivo para muitos. ”

Microsoft e produtividade

A Microsoft no Japão instituiu um fim de semana temporário de três dias em agosto de 2019 – o que resultou em um aumento relatado de 40% na produtividade, de acordo com a empresa, e reduziu o consumo de eletricidade e impressão de papel.

O gigante de serviços de Internet e e-commerce Yahoo Japan Corp. começou a permitir que seus funcionários que precisam de mais tempo livre para cuidar tenham três dias de folga por semana em abril de 2017.

“Foi recebido favoravelmente em geral, com alguns funcionários dizendo que ficou mais fácil combinar seus dias de folga com as atividades de seus filhos”, disse um porta-voz do Yahoo Japão.

Ao propor semanas de trabalho de quatro dias, o Japão se junta à Espanha, que está lançando uma experiência voluntária de 32 horas semanais de três anos em todo o país.

Com informações do Sunnyskyz