Microsoft vai capacitar 5 milhões de brasileiros em habilidades digitais

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Microsoft vai capacitar 5 milhões de brasileiros em habilidades digitais
Os cursos da Microsoft para capacitar brasileiros já começaram - Foto: reprodução

Notícia boa para os apaixonados por informática que querem melhorar seus conhecimentos – sem gastar um centavo – para depois conseguir emprego na área.

A Microsoft e o Ministério da Economia fecharam uma parceria para capacitar até 5,5 milhões de jovens e adultos brasileiros até fevereiro de 2023.

A ideia do Escola do Trabalhador 4.0 é oferecer habilidades digitais para que essas pessoas consigam reinserção no mercado de trabalho.

E não importa se elas sabem muito ou pouco de informática. O público-alvo são trabalhadores, maiores de 18 anos, que estão procurando emprego. Gente que quer se reinventar e se preparar para as novas demandas do mercado de trabalho, principalmente com foco no ambiente digital.

Como

O ensino será à distância e os conteúdos serão disponibilizados de forma online, gratuita e com certificado.

A plataforma de ensino remoto foi implementada em parceria com a Softex e vai oferecer diversos cursos modulares para capacitar trabalhadores e estudantes especialmente na área de Tecnologia da Informação.

São 11 trilhas de aprendizagem que englobam mais de 45 cursos de Tecnologia em diferentes níveis com base nas principais competências exigidas pelo mercado de trabalho – desde a alfabetização digital até módulos mais avançados de computação em nuvem, IA e ciência de dados.

Alguns dos cursos disponíveis são: Participe on-line com segurança e responsabilidade; escrever seu primeiro código C#; Criar um site simples usando HTML, CSS e JavaScript; Word; Excel; Powerpoint; Outlook; Teams; OneNote; OneDrive e Sharepoint, entre vários outros. (Veja lista abaixo)

Teste de carreira

Se o candidato não souber escolher qual o curso mais adequado, não tem problema. A plataforma oferece o Teste de Carreira.

É só responder a algumas perguntas, escolhendo “sim” e “não”.

Aí a plataforma será capaz de identificar quais habilidades digitais que o trabalhador já tem e cruzar com os objetivos de carreira. Depois, baseado nos conhecimentos atuais dele e nas suas aspirações profissionais, a ferramenta vai indicar o curso mais indicado para cada indivíduo.

A plataforma, aberta para todo o território nacional, conta inicialmente com 58 instrutores disponibilizados pela Microsoft para oferecer orientação personalizada para até 315 mil pessoas. Números que vão aumentar nos próximos meses.

O acesso poderá ser feito pelo computador, ou pelo celular.

Licenças gratuitas para alunos

A Microsoft vai disponibilizar também a licença A1 do Microsoft Office 365 para todos os matriculados se qualificarem.

A intenção é reforçar os mecanismos de inclusão digital e dar ferramentas para que o aluno possa exercitar o conteúdo aprendido.

A licença dá acesso a aplicativos como Word, Excel, Outlook, Teams, PowerPoint, Sway, Forms, Planner, PowerApps, Stream, entre outros e ainda espaço de 10 GB de espaço no OneDrive.

A parceria

A parceria foi fechada no primeiro trimestre entre a Microsoft e a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (SEPEC/ME) e “Escola do Trabalhador 4.0”.

“Diante da atual situação, temos que ser ainda mais assertivos nas nossas ações. Estamos trabalhando para que o Brasil se torne cada vez mais digital e esteja preparado para as novas exigências do mercado de trabalho”, disse o Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos Da Costa.

“Por meio da plataforma Microsoft Community Training poderemos impactar até 5.5 milhões de brasileiros. Acredito que iniciativas como essa são fundamentais para apoiar a retomada econômica do País e o crescimento sustentável do Brasil”, afirmou Tânia Cosentino, presidente da Microsoft Brasil.

Requisitos

Podem se inscrever trabalhadores maiores de 18 anos, de todo o Brasil, com foco naqueles cadastrados na plataforma SINE – que estejam buscando qualificação para melhorar as suas habilidades digitais e aumentar suas chances de recolocação profissional.

Para participar, acesse o site gov.br/escoladotrabalhador40, se cadastre e pronto!

Na plataforma, o aluno terá mais informações sobre os cursos disponíveis. Participe!

Veja os cursos

Foto: reprodução / Microsoft

Foto: reprodução / Microsoft

Clique aqui: http://escoladotrabalhador.gov.br/ – para ver a lista completa de cursos e datas de realização.

Com informações da Microsoft