Vira-lata foge de lar temporário e anda 40km para reencontrar família

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Vira-lata foge de lar temporário e anda 40km para reencontrar família
Cão percorreu 40 km do lar temporário até a casa de tutora. - Foto: arquivo pessoal

Parece até história de filme! Jou, um vira-lata caramelo, não conseguiu ficar longe da família dele durante um tratamento de saúde e voltou para casa sozinho.

Jou fugiu de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro e percorreu 40 quilômetros até São João da Barra, também no estado. O cão foi encontrado na varanda da casa dele, para a surpresa dos tutores.

A pequena aventura de Jou durou nove dias, o que por um tempo deixou a tutora, Leda Lysandro, preocupada.

Tratamento de saúde

Leda levou o cão até Campos dos Goytacazes para realizar um tratamento. Por questões de segurança, ele ficou na casa de amigos.

Só que poucos dias depois a saudade bateu e Jou não resistiu. Mesmo em recuperação e recebendo todo o amor no lar temporário, o pet acabou fugindo.

“Ele conseguiu retirar o colar de proteção e pular o muro, fugindo. Na manhã de quinta-feira, então, não amanheceu em casa”, disse Leda.

Aventura

Jou percorreu a BR-101 para voltar ao lar. Sem ter notícias do cão, a família iniciou buscas pelos arredores da cidade, tanto a pé como de carro, mas sem sinal do pet de estimação.

Somente oito dias depois, Eduarda Ribeiro, amiga da família, viu Jou na estrada. Ela parou o carro e tentou se aproximar, mas o pet estava assustado.

“Ela, então, avisou meu ex-marido, que também estava imbuído nas buscas. Ainda sem encontrá-lo, naquele momento, meu coração se encheu de esperança porque tive certeza, alguma coisa me dizia, que ele chegaria na nossa casa de Atafona”, contou Leda.

De volta ao lar

Jou foi encontrado pelo filho de Leda, que a avisou imediatamente. Após o reencontro, Leda fez uma homenagem para o pet:

“Meu amor canino, Jou Boca Preta Lysandro, comedor de sandálias havaianas, bravo, pulador de muros, vira-latas legítimo! Fez história! Voltou sozinho para casa, percorreu uma BR-101, 40 km e voltou sozinho. Você já é lenda, sua vida me faz feliz. Deus, obrigada, São Francisco de Assis”.

Que esperto!

Jou.- Foto: arquivo pessoal

Jou.- Foto: arquivo pessoal

Com informações de Pais & Filhos