Danilo Gentili entrevista cientistas sobre vaquinha zika contra câncer

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Danilo Gentili entrevista cientistas sobre vaquinha zika contra câncer
Danilo Gentili entrevistou cientistas da vaquinha zika contra o câncer - Foto: SBT

As cientistas Mayana Zatz e Carolini Kaid foram entrevistadas nesta terça, 6, no programa ‘The Noite’, do Danilo Gentili, no SBT.

Elas falaram sobre a pesquisa do zika vírus contra o câncer cerebral, e convidaram para doações na vaquinha aberta no Só Vaquinha Boa. A entrevista ainda contou com a participação da jornalista Patrícia Calderon, uma das nossas embaixadoras.

Lembrando que a campanha para financiar o tratamento contra o câncer cerebral a partir do zika vírus ainda está aberta! Acesse o Só Vaquinha Boa e contribua!

Entrevista descontraída

De uma forma muito descontraída, as doutoras Mayana e Carolini explicaram como descobriram que o câncer pode ser tratado com o zika vírus.

Elas contaram que a pesquisa é única no mundo, o que gerou uma grande visibilidade na época que foi publicada, em 2018. No entanto, ainda não há recursos para viabilizar o tratamento.

A Dra. Carolini ainda reforçou que elas estão cumprindo todos os protocolos exigidos pela Anvisa e que, neste momento, precisam de estrutura e recursos financeiros para iniciar a aplicação em humanos.

A pesquisa

As duas cientistas descobriram, a partir de testes, que o vírus da zika era capaz de eliminar células cancerígenas em tumores de camundongos.

Posteriormente, elas testaram a aplicação em cachorros e os pets também tiveram a saúde restaurada.

Agora, o recurso que elas precisam é para produzir doses do vírus clinicamente seguro para que seja aplicado em pacientes com câncer.

Embaixadora da vaquinha

Uma das embaixadoras da vaquinha e quem está nessa caminhada com a gente, a jornalista Patrícia Calderon, também esteve presente no The Noite.

Ela contou da perda do pai e o que a motivou engajar pesquisas e tratamentos que possam proporcionar a cura do câncer, principalmente em crianças.

Patrícia deixou um depoimento muito importante para todos nós, pacientes oncológicos ou não: a vida não espera!

É por isso que estamos nessa corrente para conseguir viabilizar o tratamento o quanto antes. Se você ainda não contribuiu, acesse o Só Vaquinha Boa e doe!

Perdeu a entrevista? Confira abaixo:

Youtube tumbnail video

 

Programa The Noite - Foto: arquivo pessoal

Programa The Noite – Foto: arquivo pessoal