UOL fala dos primeiros testes do zika-vírus contra o câncer: Só Vaquinha Boa

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para UOL fala dos primeiros testes do zika-vírus contra o câncer: Só Vaquinha Boa
UOL falou da campanha Zika/Câncer do Só Vaquinha Boa - Foto: iStock/UOL

Os primeiros testes para o tratamento do zika vírus contra tumores cerebrais estão cada vez mais próximos de acontecer.

Em entrevista ao portal UOL, as doutoras Mayana Zatz e Carolini Kaid falaram sobre a evolução das pesquisas, para permitir a realização das primeiras aplicações do tratamento brasileiro em humanos, crianças que não respondem mais aos tratamentos convencionais.

E esse tratamento está se tornando real graças a ajuda de vocês! Lançamos uma campanha no Só Vaquinha Boa, para viabilizar o tratamento, que estava parado por falta de recursos e já liberamos a primeira parte do dinheiro arrecadado para começar a produção da terapia no Butantan. Conheça o estudo e contribua!

Testes em humanos

Na entrevistada dada ao portal UOL, as cientistas comentam o quanto a pandemia dificultou o processo.

Por falta de recursos, os testes precisaram ser interrompidos. A doutora Carolini, inclusive, comenta que nesse tempo houve uma mudança nos protocolos da Anvisa.

Essa atualização permitiu que elas testassem o tratamento em caráter emergencial.

“Recentemente, houve uma renovação das leis para terapias avançadas e isso abriu uma brecha, a RDC338 – artigo 13, que prevê o uso emergencial de medicamento não passível de registro. Como já temos toda essa prova de conceitos em camundongos e cães, isso nos possibilita usá-la. Só precisamos conseguir uma reunião com a Anvisa para sabermos quais são as exigências”, explica a doutora Carolini.

Renato Astray, diretor do Laboratório Multipropósito do Instituto Butantan, também falou com o UOL e disse que a entidade já está se organizando para fabricar o vírus para os testes em humanos.

“O material que temos hoje é de altíssima qualidade e muito provavelmente já poderia ser utilizado. Eu teria bastante segurança em fazer isso, mas precisamos que a Anvisa nos confirme ou indique as modificações necessárias”, explica Renato.

Veja a matéria completa da UOL neste link!

E a campanha para o tratamento ainda está ativa! A meta é alcançar os R$ 600 mil para poder tornar o tratamento viável para todos! Acesse o Só Vaquinha Boa e contribua!

Testes realizados em animais. - Foto: divulgação

Testes realizados em animais. – Foto: divulgação