Cake designer de Brasília estreia em reality de bolos no SBT

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Cake designer de Brasília estreia em reality de bolos no SBT
Jonathas Almeida é um dos 18 participantes da 7ª temporada do Bake Off - Foto: divulgação SBT

A sétima temporada do “Bake Off Brasil: Mão na Massa”, reality show de bolos do SBT, estreia neste sábado com um participante conhecido de Brasília: o publicitário e cake designer Jonathas Almeida.

Ele tem 35 anos, nasceu na capital da República e tem formação de “Cake designer por instinto”, como explicou em entrevista ao Só Notícia Boa.

Jonathas Almeida, que há anos faz bolos lindos e enfeitados para clientes do Distrito Federal, revelou que aprendeu muito do que sabe fazer na infância, olhando a mãe dele preparar doces.

“Desde de pequeno tive contato com o mundo dos doces. Acompanhava minha mãe, que atendia encomendas dos vizinhos e familiares, de bolos caseiros, para levantar uma renda extra e ajudar nas despesas em casa. Eu estava sempre ali encantado com todo processo que ela fazia bater massa, fazer recheio e a finalização com a cobertura”, lembrou o brasiliense.

O programa e os desafios

Jonathas Almeida já começou a gravação dos episódios do programa semanal. Este primeiro vai desafiar os confeiteiros a fazerem um bolo que conte a história deles, com aromas, cores e sabores.

O Bake Off Brasil é apresentado por Nadja Haddad e tem entre os jurados a confeiteira Beca Milano e o renomado Olivier Anquier, chef, empresário e apresentador francês, naturalizado brasileiro.

Os 18 participantes desta temporada, disputam o prêmio de R$ 25 mil em compras e uma viagem para a Bélgica.

Eles são avaliados e a cada programa, um participante ganha o “avental azul” – que dá vantagens para a próxima fase – e outro é eliminado do programa.

O amor do brasiliense pela confeitaria

Morador de Águas Claras, pai da Laura, de 2 anos e casado com o também publicitário Fernando Braga, Jonathas é um apaixonado por bolos artísticos e decorados.

Ele revela que há anos vem se dedicando a “um amor chamado confeitaria” e o grande prazer é ver o resultado do trabalho dele na emoção das pessoas.

“Me sinto privilegiado em poder adoçar a vida e momentos tão especiais de cada cliente! Cada desafio é um frio na barriga de expectativas e ansiedades, muitas vezes noites sem dormir, finais de semana de dedicação… a confeitaria é de fato uma entrega 100%”, conta.

Mas o cansaço e as noites sem dormir, segundo ele, são compensados “pela satisfação de entregar mais um sonho”.

Cozinha é terapia

Para o participante do reality do SBT a cozinha é uma terapia.

“Quando me encontrava perdido, sem direção, a cozinha foi sempre o lugar em que consegui me reorganizar, encontrar algum sentido para minha alma e meu coração. Sempre foi o local onde a minha criatividade cruzava com sabores”.

E ele lembra que técnica não é tudo para fazer um bolo maravilhoso.

“Mais do que conhecer técnicas, é preciso dominar a arte de confeitar. Na confeitaria, muito mais do que reproduzir uma receita, é preciso compreender o universo por detrás do açúcar. … A cada dia aparecem novos desafios que exigem do confeiteiro, além da habilidade de enrolar doces, a habilidade de vencê-los. Essa batalha é diária”, lembrou.

Aí está a diferença entre um confeiteiro e um cake designer.

“Ser cake designer é muito mais do que ser confeiteiro, é juntar as delícias do sabor à beleza e estética visual da comida. Gratidão em poder adoçar um pouco mais o mundo”, concluiu o brasiliense.

O reality show de bolos “Bake Off Brasil: Mão na Massa” estreia neste sábado (24) às 22h30.

Veja a participação dele na chamada do programa:

Jonathas é com cake designer apaixonado por doces - Foto: arquivo pessoal

Jonathas é com cake designer apaixonado por doces – Foto: arquivo pessoal

Um dos bolos do Jonathas - Foto: arquivo pessoal

Um dos bolos do Jonathas – Foto: arquivo pessoal

A apresentadora Nadja Haddad e os participantes - Foto: Beatriz Nadler/SBT

A apresentadora Nadja Haddad e os participantes – Foto: Beatriz Nadler/SBT