Jovem cria extintor inteligente e doa lucro para vítimas de incêndio

562
Extintor FACE é disparado automaticamente ao detectar fogo - Foto: divulgação
Extintor FACE é disparado automaticamente ao detectar fogo - Foto: divulgação

Vendo a região que mora sofrendo com incêndios constantes, o jovem Arul Mathur, criou um extintor que se ativa sozinho caso haja fogo no local.

O Extintor de Incêndio Ativado, ou FACE, ainda é ecologicamente correto. Arul divulgou que todo o lucro das vendas do aparelho será doado para vítimas dos incêndios na Califórnia.

Arul é um estudante do ensino médio em São Francisco, nos Estados Unidos. Ele conta que sentiu que precisava fazer algo pelo estado, que sofre com muitas queimadas desde 2019.

“Nos últimos três anos, houve quase 7.500.000 acres de incêndio florestal apenas na Califórnia, destruindo quase 50.000 estruturas”, descreve o jovem inventor.

Tecnologia

O extintor inteligente utiliza uma tecnologia que dispara o dispositivo em caso de aquecimento da temperatura.

Quando um sensor no dispositivo aquece até uma determinada temperatura, um composto de glicerina explode dentro, liberando um spray retardador de fogo, que é ecologicamente correto. Para espalhar o spray, Arul acoplou um sprinkler no extintor.

O composto de glicerina ainda pode ser recarregado com bastante facilidade e o único outro aspecto controlado por humanos é a introdução inicial de pressão de ar no recipiente, que pode ser feita manualmente por meio de uma válvula.

Venda e doação de lucros

Arul lançou o extintor em uma plataforma online de financiamento coletivo chamada Kickstarter.

Em apenas um dia, o jovem viu a meta de US $ 10 mil ser batida. Com a arrecadação, o estudante e inventor conseguirá vender o FACE por US $ 120, 3 vezes menos que o valor do produto concorrente. Isso aumentou muito o interesse no FACE.

Na descrição do financiamento, Arul garantiu que cada centavo do lucro irá para doações do FACE para áreas de risco de incêndio.

Que ideia genial!

Alcance do extintor inteligente - Foto: divulgação
Alcance do extintor inteligente – Foto: divulgação

Com informações de GNN