Pai cria exoesqueleto para filho se locomover sozinho

1056
O exoesqueleto permite que Oscar se levante de sua cadeira de rodas e ande pela sala Foto: Christian Hartmann
O exoesqueleto permite que Oscar se levante de sua cadeira de rodas e ande pela sala Foto: Christian Hartmann

Um super pai conseguiu desenvolver um exoesqueleto para que o filho de 16 anos possa andar sem ajuda de terceiros.

Jean-Louis Constanza é da França e construiu sozinho toda a estrutura. Ela funciona através de comando de voz. O filho Oscar dá as ordens e pede para que o robô faça alguns movimentos como levantar e andar.

O exoesqueleto é preso ao corpo do adolescente pela cintura, peito e joelho e permite que ele se locomova sozinho por qualquer ambiente que não tenha grandes obstáculos.

Problema neurológico

Oscar nasceu com um problema neurológico que o impede de realizar alguns movimentos. As pernas do garoto não recebem impulso nervoso responsável pelo movimento.

Mesmo com algumas tentativas, Jean nunca conseguiu um equipamento que fosse realmente eficaz e tornasse o filho independente, como ele sempre quis.

Foi então que surgiu a ideia de construir a própria ferramenta. Engenheiro robótico, Jean estudou todas as necessidades de Oscar e desenhou então o exoesqueleto.

Estrutura presa ao corpo

O aparelho é totalmente seguro, não machuca e nem compromete a saúde do adolescente. O equipamento, depois de preso ao corpo, funciona a partir de impulsos elétricos e tem a bateria recarregável.

Jean abriu uma pequena empresa e pretende buscar apoio para lançar o exoesqueleto de forma comercial.

Ele conta que quer ajudar outras pessoas que, assim como Oscar, não conseguem andar e não têm um equipamento que possibilite isso.

Oscar utilizando o exoesqueleto - Foto: reprodução
Oscar utilizando o exoesqueleto – Foto: reprodução

Com informações de CNN