Brasil conquista 4 ouros e 1 prata na Olimpíada Internacional de Economia

Não é só em Tóquio. Brasileiros também conquistaram medalhas na Olimpíada Internacional de Economia, na Europa.
Um time de cinco jovens estudantes brasileiros do Ensino Médio consagrou o Brasil como tricampeão na edição deste ano, sediada na Letônia, na Europa.
No total eles conquistaram 4 ouros individuais e uma medalha de prata.
Os medalhistas
A equipe brasileira foi formada por estudantes de Santa Catarina e São Paulo.
Faturaram as medalhas de ouro os estudantes Caio Bento da Silva Luize, de Florianópolis (SC); Nicolas Goulart de Moura, de São Paulo (SP); Sebastião Froes Gomes Navarro, de São Paulo (SP); Vitor Alexandre Theodosio de Carvalho, de São José dos Campos (SP).
A medalha de prata foi conquistada por Ishan Matheus de Campos Unni, de São José dos Campos (SP).
Além deles, ainda completam o time brasileiro dois líderes de equipe: Tomás Aguirre Vaz e Rafael Carlini.
Avaliações
Todos os alunos passaram por 3 avaliações. Foram provas teóricas, apresentação de uma resolução de problemas de negócios e um jogo de gestão financeira.
Os temas abordados foram oferta e demanda, equilíbrio de mercado, taxas de juros negativas e teoria dos jogos aplicada à vacinação contra a Covid-19.
O Brasil conquistou quase um terço de toda a premiação. Segundo Vitor Alexandre, o resultado se deve à preparação adotada para o evento.
“As provas foram bastante desafiadoras, mas os problemas propostos eram interessantes, e saber que fomos bem preparados me deu calma para resolvê-los da melhor maneira possível. Fiquei muito feliz que alcançamos o primeiro lugar mais uma vez.”
Tricampeão
A Olimpíada Internacional de Economia teve a primeira edição em 2018, quando o Brasil conquistou o 3º lugar
Em 2019 foi campeão dentre 24 países e no ano passado, bicampeão mundial no Cazaquistão, com 3 medalhas de ouro e 2 de prata.
Olimpíada Brasileira de Economia
Os estudantes que participam da competição internacional são selecionados por olimpíadas nacionais.
Para fazer parte, aqui no Brasil, é necessário fazer uma seletiva pela Obecon – Olimpíada Brasileira de Economia – para testar as habilidades analíticas e a curiosidade do competidor.
E não é fácil. As provas são divididas em 3 partes: Economia, Educação financeira e Negócios.
Podem participar estudantes a partir do 9º ano de ensino fundamental.
As inscrições são feitas diretamente pelo site da olimpíada.
Com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

Filme sobre Shurastey e Jesse Koz ganha data de estreia nos cinemas: nas férias
Menina indígena de 1 ano dança com macaquinho e viraliza celebrando a cultura Parintintin; vídeo
Dono de Porsche vê garoto tirando foto ao lado do carro e tem a melhor reação; vídeo
Eclipse lunar é hoje: vai apagar 93% da Lua e será visto em todo o Brasil; veja horário
Mais de 70 milhões já têm a nova identidade; veja como baixar a CIN digital no celular
Tecnologia da USP consegue repigmentar pele com vitiligo em 15 dias, em testes com animais
Bebê recém-nascida ouve a voz do pai e para de chorar na hora; vídeo
Fernanda Montenegro chora ao ser ovacionada nos 60 anos do Teatro Casa Grande, no Rio; vídeo
Cantareiros cantam Michael Jackson em hospital e emocionam pacientes no Rio; vídeo
Menino baterista de 3 anos encara primeiro show sem medo e impressiona no palco; vídeo
Comunidade se une e paga salários de funcionários de pizzaria tradicional destruída por incêndio