Músico brasileiro conquista Oscar mundial dos trompistas

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Músico brasileiro conquista Oscar mundial dos trompistas
O trompista ganhou o prêmio por causa de um projeto que ajuda músicos na pandemia - Foto: Cristânia Kramatscheck/OSPA

O Prêmio Punto 2021 da Internacional Horn Society, considerado o Oscar mundial dos trompistas, foi conquistado por um brasileiro.

Israel Oliveira é professor da classe de trompa da Escola de Música da Ospa e integrante da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre desde 2004. Ele se destacou em 2020 com um projeto de incentivo à música durante a pandemia.

O brasileiro dividiu o prêmio com o alemão Christoph Eß, natural de Tübingen, trompa solo da Orquestra de Bamberg, multipremiado internacionalmente e um dos principais solistas atualmente.

Coronahorns

No ano passado, Israel criou o projeto chamado Coronahorns, um coletivo que gerava incentivo aos alunos dele e outros músicos durante a pandemia. A inspiração para o projeto veio depois do músico assistir a uma reportagem na TV, que falava sobre a depressão de jovens no início da pandemia.

A ideia era entregar aulas online e criar grupos de debates de interesses artísticos. Só que o movimento foi ganhando força ao longo dos meses e ultrapassou as fronteiras.

Do Brasil, o Coronahorns se transformou no Latinoamericahorns, em setembro do ano passado. As aulas online ganharam ainda mais reforço de professores de outros países e os grupos tinham presença de músicos de todos os países.

Premiação

O reconhecimento do trabalho do Israel veio agora, com o prêmio Punto. Todos os concorrentes são escolhidos de acordo com a importância e contribuição que tiveram com a arte durante o ano.

A escolha dos vencedores é feita por votos de um conselho, que conta com músicos importantes de diversos países e gerações.

O nome de Israel foi uma escolha unânime. Por causa da pandemia, todo o evento aconteceu online e foi restrito aos participantes.

O brasileiro receberá o certificado de premiação por Correios.

“Esse prêmio veio no meu nome, mas ele só foi concedido por conta de tudo que fizemos juntos, eu e todos os trompistas latino-americanos”, comemorou Israel Oliveira.

Israel é músico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre - Foto: Leandro Rodrigues/OSPA

Israel é músico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre – Foto: Leandro Rodrigues/OSPA

Com informações de Correio do Povo