24 haitianos são encontrados vivos uma semana após terremoto

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para 24 haitianos são encontrados vivos uma semana após terremoto
Escombros no Haiti, onde 24 pessoas foram encontradas vivas após terremoto - Foto: reprodução / Twitter

Um verdadeiro milagre! 24 haitianos, sendo 4 crianças, foram encontrados vivos pouco mais de uma semana depois do primeiro terremoto – de magnitude 7,2 – que atingiu o país.

Todos foram encontrados na região montanhosa de Pic de Macaya. O local fica entre as cidades de Les Cayes e Jérémie, duas das mais afetadas.

Os sobreviventes foram transportados de helicóptero para a cidade de Camp-Perrin, onde receberam assistência médica e alimentar.

Segundo terremoto

Na noite de domingo, um tremor secundário, de magnitude 4,5, foi registrado pelo centro sismológico haitiano na cidade de Barradères, no departamento de Nipples.

O número de mortos na tragédia subiu para 2.207 no último fim de semana.

Ao menos 344 pessoas estão desaparecidas e outras 12.268, feridas.

Ajuda humanitária

Enquanto os prejuízos são calculados, o Haiti recebe ajuda humanitária de vários países.

No domingo, chegaram as doações brasileiras: aproximadamente sete toneladas de equipamentos de emergência e 3,5 toneladas de medicamentos, mais 32 bombeiros para ajudar no trabalho de resgate das vítimas.

A Suiça doou 1 milhão de francos – R$ 5,9 milhões – para a Cruz Vermelha, que atua no país. Também enviou uma equipe com dois especialistas em saneamento, dois engenheiros e um especialista em desastres naturais para ajudar na reconstrução das áreas destruídas.

A União Europeia, depois de levantar 3 milhões de euros – R$ 18,9 milhões – para o Haiti, também anunciou o envio de uma equipe de 12 especialistas e dois oficiais do Centro de Coordenação de Respostas a Emergência da Europa.

Com informações do Antagonista e Yahoo