Modelo de sucesso ensina costura para mulheres pobres na África

676
A modelo de sucesso na Polônia quer que as mulheres aprendam para ensinar outras mulheres Foto: Maja Kotala / Costurando Juntos
A modelo de sucesso na Polônia quer que as mulheres aprendam para ensinar outras mulheres Foto: Maja Kotala / Costurando Juntos

Uma modelo de sucesso da Polônia abandonou as passarelas para ensinar costura e design para mulheres pobres no Quênia, África.

Em 2018, Maja Kotala decidiu mudar sua vida e ir para a África para ajudar outras pessoas a aprenderem uma profissão.

Ela criou o projeto Costurando Juntos, que educa mulheres sobre como costurar e fazer um negócio autossustentável.

“Eu ensino como criar coleções. Eu ensino os conceitos básicos de negócios, marketing, vendas, habilidades de barganha e como se comportar com o cliente”, disse Kotala.

Cursos gratuitos

Com sede em Mombaça, os cursos gratuitos ensinam as alunas, não só a confeccionar roupas, mas também a iniciar sua própria linha de moda.

O sucesso do projeto é baseado no fato de que mulheres instruídas treinam outras para crescerem também.

“Depois de seis meses, elas criam e interpretam desenhos. Nesse momento, posso criar um local de trabalho para eles”, disse Kotala .

Ela não gosta de pedir doações, por isso o programa é financiado por meio de parcerias com outras empresas, além da venda da Loja de Caridade .

África

Kotala diz que depois de viver na Austrália e em Paris, ela encontrou seu lugar na África.

“A África é linda, colorida e aberta. Nunca vi nada melhor”, disse. “Então eu reuni forças para lutar por essas meninas talentosas.”

A escola dá a elas a oportunidade de se desligarem do estereótipo de que o papel da mulher é ficar em casa e cuidar dos filhos.

“Uma de minhas alunas vem de uma família muçulmana e não pode ir para a faculdade”, diz Kotala.

“Tínhamos uma mãe solo com um filha que foi expulsa pela família porque estava grávida antes do casamento e foi banida por dois anos. Temos meninas que foram forçadas pelos pais a aprender as chamadas profissões específicas.”

E Maja Kotala não vai parar por aí!

“Quero que as meninas assumam o que estou fazendo o mais rápido possível para que eu possa desenvolver a ideia do ‘Costurar Juntos’ em outro país”, concluiu.

As mulheres africanas durante as aulas Foto: Maja Kotala / Costurando Juntos
As mulheres africanas durante as aulas Foto: Maja Kotala / Costurando Juntos

Veja mais sobre o projeto:

Com informações do Sunnyskyz